Em 1994 estava sendo lançado Sonic The Hedgehog 3. Cercado de muita expectativa(expectativa esta gerada pelo sucesso estrondoso de Sonic 2) o jogo apresentou novos gráficos e um estilo de música diferente.
História
No final de Sonic the Hedgehog 2 , o malvado Dr. Ivo Robotnik teve seu Death Egg abatido a partir da órbita pelos heróis, Sonic the Hedgehog e seu companheiro Miles "Tails" Prower . Não tendo sido completamente destruída, afinal, o Death Egg tem cairem Angel Island . Esta ilha tem propriedades especiais - não menos importante, a capacidade de flutuar - o que fica da jóia mágica chamada a Master Emerald . Quando o Dr. Robotnik aprende da Master Emerald, uma jóia todo poderoso sobre as Chaos Emeralds é base de seus poderes, ele tenta roubá-lo para reparar o seu Death Egg. É claro, Sonic e Tails tem que colocar um fim a este plano, coletando as Chaos Emeralds como eles vão antes de Dr. Robotnik. Infelizmente, o Dr. Robotnik enganou o guardião da Master Emerald, um equidna chamado Knuckles , em pensar que Sonic e Tails são os ladrões, então ele tenta o seu melhor para detê-los.
Jogabilidade
Diferenças
Os comandos são executados ao apertar duas vezes o botão de pulo. Com o Flame Shield, o jogador é impulsionado para frente. Com o Water Shield, Sonic fica quicando no chão, e o Lightning dá um pulo Duplo. Sem nenhum escudo, cria uma barreira que permanece por cerca de um segundo que aumenta sua área de ataque. Nesse jogo, também pode controlar o vôo de Tails, podendo até fazer Tails nadar. O jogo dá mais atenção a trama do que os anteriores, com pequenas Cenas entre as fases, que fazem que o enredo do jogo seja melhor compreendido pelos jogadores. É considerado pelos fãs um jogo mais profundo e o melhor da série especialmente combinado com Sonic & Knuckles para Mega Drive.
Geral
Você controla Sonic e Tails (ou um dos dois sozinhos), e deve passar pelas 6 fases coletando as Esmeraldas do Caos, disponíveis nos níveis especiais (anéis gigantes escondidos pela fase). Cada fase é dividida em 2 atos, tendo o primeiro ato um subchefe (algo inédito) e o segundo, uma batalha contra Eggman. Entre as fases há uma cena mostrando como se chega na próxima (mostrando uma continuidade).
A jogabilidade geral é igual a de Sonic 2.
Competition
Em Sonic 3 existe um modo para dois jogadores enfrentarem, o Competition. São 5 fases curtas que não existem no jogo, de velocidade, onde o vencedor é quem completa 5 voltas na fase primeiro. Existem 3 submenus: GrandPrix, MatchRace e Time Attack. Em GrandPrix os jogadores jogam todas as fases, Match Race é apenas uma corrida em uma fase e Time Attack, onde se deve terminar a fase no menor tempo possível, apenas para um jogador. Knuckles também está disponível para jogar nesse modo.
As fases existentes são:
- Azure Lake (Lago Azulado)
- Balloon Park (Parque do Balão)
- Chrome Gadget (Engrenagem Croma)
- Desert Palace (Palácio do Deserto)
- Endless Mine (Mina Sem fim)
Trilha Sonora
Há indícios de que a SEGA havia contratado o astro pop Michael Jackson para compor as músicas do jogo. Primeiro, o aparecimento de um jogo tendo Jackson como personagem principal, o que comprovara que ele realmente estava de acordo com a empresa. Depois, a incrível semelhança entre músicas do game e músicas lançadas por Michael nessa época.
A música da fase Carnival Night possui acordes e melodia parecida com a de Jam, do álbum de 1991 Dangerous. A de Ice Cap, por sua vez, se jogada em um ritmo mais lento, se assemelha a Who Is It, também de Dangerous. A dos créditos finais, por fim, é muito parecida com Stranger In Moscow, do álbum/coletânea de 1995 HIStory. Ainda, no jogo, é possível identificar alguns dos famosos "woow" do cantor na música-tema dos chefes do primeiro ato, e um fundo vocal de Michael na música de Launch Base.
A razão da saída de Michael Jackson do projeto, segundo a teoria, seria a as falsas acusações de pedofilia sofridas pelo cantor, no final de 1993.
Entretanto, de acordo com uma mensagem no site VGMdb, citando a revista francesa Black & White, o compositor Brad Buxer confirmou que Michael Jackson trabalhou na trilha sonora de "Sonic the Hedgehog".
"Eu nunca joguei o game, então não sei quais trilhas feitas por Michael e eu os desenvolvedores mantiveram, mas compusemos músicas para o game", afirma Buxer, que é um dos compositores creditados no game.
"Michael me chamou na época para ajudá-lo nesse projeto, e foi o que fiz. E se ele não foi creditado por ter composto a música, é porque ele não estava feliz com o som que vinha do console. Naquela época, os consoles de games não permitiam uma reprodução ideal do som, e Michael achou isso frustrante. Ele não queria ser associado a um produto que desvalorizasse sua música", conta.
FASES
Angel Island Zone (Zona da Ilha dos Anjos)
Angel Island Zone |
Sonic se aproxima de Angel Island como Super Sonic, mas Knuckles o ataca e as Esmeraldas do Caos se espalham.
Angel Island é a típica planície florestal, como Green Hill (Sonic 1) e Emerald Hill (Sonic 2). Isso até o meio do primeiro ato, quando o exército-robô de Robotnik incendeia o lugar. Ao fim da fase, Knuckles destrói a ponte em que Sonic e Tails estavam e eles caem na próxima fase.
Hydrocity Zone |
Hydrocity Zone (Zona da Hidrocidade)
Ruínas submersas numa represa, com a maior parte do nível sendo subaquática. Uma fase com vários labirintos e algumas passagens secretas. Knuckles interfere na metade do segundo ato, quebrando uma ponte onde Sonic e Tails estão. No final da fase, os nossos heróis encontram Dr. Eggman com uma engenhoca que cria ciclones e joga minas, após derrota-lo uma enorme corrente d'água os joga para o próximo nível: Marble Garden. O curioso nessa fase é que o chefe do ato 1,quando você começa a enfrentá-lo toca a musica do chefe do act 2.
Marble Garden Zone |
Ruínas montanhosas, com grandes ladeiras. Lembra a Marble Zone do Sonic 1, mas nem tanto assim, embora a fase não tenha fogo em si, mas pelo nome. A única fase sem água. É possível coletar uma maior quantidade de rings em relação aos outros atos. Apesar disso é uma fase muito bonita, muitos jogadores erram muito ao se distrairem com a beleza dela. No segundo ato, robôs e o próprio Eggman com máquinas escavadoras criam terremotos, modificando o caminho da fase, do qual os heróis tem de fugir. E a batalha final é no ar contra Eggman, com Tails carregando Sonic. Knuckles, no entanto, enfrenta outro chefe no lado subterrâneo, cuja arma de ataque dele é uma escavadeira. Essa fase possivelmente tem um jeito grego, pois a aparência dela é semelhante às construções gregas da antiguidade
Carnival Night Zone |
Como "Casino Night" em Sonic 2 é um cenário de parque de diversões, com balões, flippers de pinball e canhões. É uma fase com alguns obstáculos, mais não tão difícil. O ato 2 é aquático, e Knuckles interfere apagando as luzes do parque. Um barril giratório no ato 2 é motivo de ódio dos jogadores, mas é muito simples passar deste barril apertando para cima e para baixo a o mesmo tempo, então o barril começa e mexer e é só sair e continuar à jogar.
Ao fim do ato 2, Sonic e Tails entram num canhão e são jogados na próxima fase.
Icecap Zone |
Um nível numa geleira, a primeira fase com o tema gelo, começa com Sonic (e só ele) fazendo snowboard. As caixas de itens estão congeladas (primeiro tem de se quebrar o gelo) e muitos dos inimigos congelam os personagens com uma névoa gelada. Uma fase fácil e rápida. No segundo ato, o gelo derrete um pouco, (é possível ver no cenário) e a fase passa por partes aquáticas. É a primeira fase com a temática de Gelo nos jogos de Sonic (com Tails e Sonic é possível passar pelos caminhos de Knuckles). Essa fase serviu de inspiração para outras fases geladas na série Sonic.
[editar]Launch Base Zone (Zona da Base de Lançamento)
O local onde o Ovo da Morte está sendo reconstruído. Um nível cheio de alarmes que atraem guardas, elevadores e túneis de vento que aceleram. É uma tela muito difícil, por haver vários obstáculos e ser muito longa. No segundo ato, o jogador passa por partes aquáticas na fase. Em seu background, do segundo ato, é possível ver florestas e um deserto, em referência a Mushroom Hill e Sandopolis. A batalha final é dividida em 2 etapas, e ao final delas o Ovo da Morte cai na Angel Island (abrindo espaço para a "segunda parte", Sonic & Knuckles, lançada meses depois. Também é possível ver, no caminho do Knuckles, no Ato 2 a Launch Base feita de tijolos, mas só na primeira parte do ato.
Special Stages |
Dentro de anéis gigantes escondidos pelas fases, estão as fases especiais. Nas fases em pseudo-3D, tem de se pegar todas as bolas azuis para ganhar a Esmeralda do Caos. Bater em uma bola vermelha acaba com a fase (e tocar nas bolas azuis deixa-as vermelhas), e na bola metálica/bumper, rebate o personagem. Quando se pega as esferas azuis formando um quadrado (3x3 ou mais esferas), elas se transformam em rings. Pegando todas as Rings possíveis do estágio, você ganha uma pontuação extra - o Perfect Bônus, onde o jogador ganha 100 mil pontos. À medida que o nível passa a velocidade aumenta.
Com as 7 Esmeraldas e 50 anéis Sonic pode se tornar Super Sonic, amarelo, mais veloz e indestrutível. Super Sonic só morre esmagado, afogado ou caindo em abismos.
Um erro no jogo é no chefe final, onde caso a máquina de Eggman te segure e te choque contra o chão, Sonic perde os anéis e volta ao comum.
Bonus Stages |
Ao se passar por um poste-checkpoint com 50 anéis, podia-se entrar num nível especial que simulava uma máquina de chiclete, com molas no fundo e lados. As bolas soltas pela máquina davam anéis, vidas ou escudos.
Sonic & Knuckles
Sonic 3 é completado se tornando um jogo mais poderoso quando acoplado ao cartucho "Sonic & Knuckles" que possuí uma fenda para tal finalidade. Ao conectar o cartucho forma-se o jogo "Sonic 3 & Knuckles". Uma das teorias possíveis e mais prováveis sobre Sonic 3, indicaria que a princípio o Sonic 3 era um jogo inteiro inclusive contando com a parte que há no cartucho Sonic & Knuckles, porém foi dividido em cartuchos distintos com lançamentos em datas diferentes com objetivo de estratégia comercial. Uma das possíveis provas deste fato é que, quando se acessa a seleção de fases do jogo, aparece na lista de fases os nomes de fases de Sonic & Knuckles como Flying Battery, Mushroom Valley (posteriormente alterada para Mushroom Hill) e Sandopolis.
Outro fato curioso é que, em Sonic 3, os caminhos utilizados pelo Knuckles como vias alternativas estavam todos existentes no cartucho, embora se acessados pelo Sonic usando algum truque estavam ou incompletos, ou sem chefe. O que significa que a fusão com o Sonic & Knuckles e a utilização destes caminhos já estava absolutamente planejada desde quando Sonic 3 foi lançado.
TRUQUES & DICAS
Fique com todas as Chaos Emeralds
Primeiramente faça o código de seleção de fases, depois entre no menu Sound Test e toque as seguintes músicas: 02, 04, 05, 06.
Depois inicie o jogo normalmente.
Seleção de fases e Sound Test
Na tela preta depois do logo da Sega e antes da tela de abertura pressione rapidamente Cima, Cima, Baixo, Baixo, Cima, Cima, Cima e Cima. Você encontrará na tela de abertura o Sound Test logo abaixo do Competition.
Este código tem de ser aplicado extremamente rápido ou não irá funcionar! Ele é considerado um dos mais difíceis de serem aplicados.
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