Super Mario World é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo como um título que acompanhava o console Super Nintendo Entertainment System (SNES). O jogo se tornou um enorme sucesso crítico e comercial, sendo considerado o mais bem-vendido da plataforma, com 20 milhões de cópias vendidas no mundo todo.Como em jogos anteriores da série, o roteiro envolve Mario atravessando terras distintas numa jornada para resgatar a Princesa Peach, que foi capturada por Bowser.
No Japão, Super Mario World também é conhecido como Super Mario Bros. 4 e foi um dos jogos de lançamento para o sistema Super Famicom, junto a F-Zero.
O jogo foi relançado duas vezes, a primeira para Game Boy Advance com jogabilidade modificada (com a diferenciação real entre o Mario e o Luigi), em Super Mario World: Super Mario Advance 2. O segundo relançamento foi para o sistema Virtual Console do Wii na América do Norte em 2007, desta vez não havendo mudança alguma da versão original para SNES.
Super Mario World possui uma sequência, Super Mario World 2: Yoshi's Island, que é ambientada no mesmo lugar com uma jogabilidade similar à de seu antecessor. Entretanto, ao invés de tomar palco após os eventos de Super Mario World, a história de Yoshi's Island aconteceu muitos anos antes dele, quando Mario era ainda um bebê.
História
A história de Super Mario World começa quando Mario, Luigi e a princesa Peach ( também conhecida como Princesa Cogumelo ) resolvem sair de férias do Reino dos Cogumelos e ir passar uma temporada em um continente distante chamado Reino dos Dinossauros.
O Reino dos Dinossauros era bem parecido com o Reino dos Cogumelos, a principal diferença é que ao invés de ser habitado pelos Toads (como acontecia nos jogos do Mario até então), era habitado por uma nova raça de criaturas: os Yoshis.
Assim que chegam ao novo continente, Mario, Luigi e a princesa logo encontram uma grande novidade: a Pena Mágica.
Animados com o novo poder de voo da Pena Mágica que encontraram, eles resolvem sair para explorar as novas terras.
Enquanto eles se divertiam, Bowser, seus filhos e o seu poderoso exército de Koopa Tropas botam em ação um novo plano maligno: eles queriam transformar o Reino dos Dinossauros no novo Reino dos Koopas !!
Para isso eles sequestraram a princesa Peach ( tradição dos jogos do Mario !! ) e roubaram também todos os ovos de Yoshi para poder extinguir os pobres dinossauros.
Quando Mario e Luigi voltam para o acampamento, encontram um Yoshi verde desesperado que conta aos dois irmãos o que tinha acontecido.
Começa assim a grande aventura de Super Mario World: com a ajuda de seus novos amigos Yoshis, os irmãos Mario saem explorando as novas ilhas em busca da base secreta de Bowser onde a princesa está presa.
Mas não é uma aventura fácil, como em todos os bons jogos do Mario, não vão faltar chefes, desafios e muitas fases a serem vencidas !!
Super Mário World possuía ótimos gráficos, ótima jogabilidade, dificuldade muito bem distribuída nas 97, 98, 99 fases ( ninguém sabe direito quantas são) incluindo fases normais, aquáticas, subaquáticas, subterrâneas, casas fantasmas e castelos. vários tipos de inimigos, 10 tipos de chefes que você verá logo abaixo, vários itens como pena, cogumelo, vida, flor etc. Todas as fases possuem tempo, há moedas que chegando à 100 delas você ganha 1 UP, entre várias outras coisas como fases secretas truques para ganhar UPs etc.
Características do jogo
O jogo pode ser jogado com dois jogadores: em uma rodada, o jogador 1 controla Mario e na outra rodada o jogador 2 controla Luigi (na versão para o Game Boy Advance, pode ser escolhido um dos dois personagens sem ficar esperando por turnos).
A trilha sonora do jogo foi composta por Kōji Kondō, e todos os cenários possíveis de se jogar com Yoshi tinham uma composição dual, ou seja, um tema simples (quando o protagonista não se encontrava montado no Yoshi) ou também o tema simples somado de uma Leitmotiv criada em percussão (quando o protagonista se encontrava montado no Yoshi).
O jogo é dividido em diferentes mapas, que contêm vários níveis. Ao contrário do que aconteceu em Super Mario Bros. 3, o mapa é um território único, embora com diferentes tipos de paisagens.
A imagem do mapa apresenta uma vasta rede de caminhos, onde Mario poderá andar sobre eles para poder entrar nos níveis. Existem também caminhos ocultos (ou secretos) que devem ser habilitados coletando uma chave nos níveis onde existe uma bolinha vermelha na imagem do mapa.
O objetivo geral consiste em explorar os 9 mundos e encontrar todas as 96 saídas existentes, resgatando a Princesa das garras de Bowser e libertando os sete Yoshis cativos nos ovos. Entretanto, desafios mais amplos podem se tornar suas metas conforme o jogo progride.
Também é relevante encontrar os quatro Palácios do Interruptor ( ! amarelos, azuis, vermelhos e verdes) para tornar a jornada mais fácil, assim também como os mundos secretos como o Caminho da Estrela, que auxilia seu transporte em atalhos estratégicos espalhados por todo o mapa e a Zona Especial, uma coletânea de testes difíceis envolvendo todas as características de jogabilidade trazidas pelo jogo.
Outras áreas secretas como Lago da Soda e Área Super Secreta, além das Casas Fantasmas escondidas, também podem ser descobertas ao longo do jogo.
Ilha do Yoshi: Uma pequena ilha onde vivem os Yoshis. Seu chefe é Iggy Koopa.
Planícies da Rosquinha: Um planalto que possui esse nome por ter a forma de uma rosquinha. Seu chefe é Morton Koopa Jr.
Cúpula da Baunilha: Possui esse nome por se situar numa caverna com um teto abobadado. Seu chefe é Lemmy Koopa.
Área das Pontes Gêmeas: Duas pontes encontradas logo depois da Cúpula da Baunilha. As pontes são constituídas pela Ponte do Queijo e a Ponte da Manteiga. Logo depois da Ponte do Queijo há a Montanha do Biscoito, onde no topo está o chefe, Ludwig von Koopa. Também abaixo das pontes há um lago de Soda
Floresta da Ilusão: Uma gigantesca floresta que engana quem passa com ilusões de árvores. Seu chefe é Roy Koopa.
Ilha do Chocolate: Uma ilha montanhosa e de terreno marrom (por isso o nome "Chocolate"). Nas proximidades há também um navio naufragado. Seu chefe é Wendy O. Koopa.
Vale do Bowser: Mundo situado num vale dentro de uma enorme gruta que tem o formato da cabeça de Bowser. Seus chefes são Larry Koopa e o próprio Bowser.
Caminho da Estrela: Habilitado através das Estradas da Estrela pelo jogo todo, é situado numa enorme montanha com o formato de uma estrela.
Zona Especial: Localizada num plano celeste, possui várias estrelas que formam a palavra "ESPECIAL" e um símbolo do Super Famicom. Todas as suas fases possuem nomes de gírias de surfista, traduzidos para português como "Nodoso", "Tubular", "Legal", "Fantástico", "Ondulado", "Mondo", "Ultrajante" e "Bacana". Ao ser completado, as cores dos mapas mudarão, assim como alguns inimigos. Nesse mundo há também um remix da música do Super Mario Bros. original.
Mario enfrenta, como já é hábito, todo o exército que está a serviço de Bowser, incluindo seus sete filhos.
Koopa Troopa: se Mario pular sobre elas, serão jogadas para fora do seu casco, que podem ser usados como arma. Também podem voar em asas acopladas em seus cascos (Para-troopa). Se forem comidas por Yoshi, dá-lhe um poder especial, dependedo da cor do casco:
Vermelho: Dá a Yoshi a habilidade de "cuspir" fogo.
Koopa Troopa |
Amarelo: Faz com que Yoshi crie um terremoto ao cair no chão (depois de um pulo).
Azul: Dá a Yoshi a capacidade de voar.
Verde: Ele cospe o casco (sem efeito especial).
Super Koopa: podem voar em uma grande velocidade e alguns (aqueles com intermitência invisível), se for afetado, emitem uma Pena Capa.
Magikoopa: feiticeiros Koopa que transformam blocos em inimigos e podem desaparecer rapidamente.
Goomba: aparecem muito raramente e de uma forma simples. O salto não é suficiente para derrotá-los, mas o inverte, uma vez que eles ficam de ponta-cabeça. Também podem ser usados como arma, lançando-as contra outros inimigos. Os que tem asas e usam para-quedas, se chamam Para-Goombas!
Dry Bones: Koopa Esqueleto que aparecem nos vários castelos. Se Mario pular sobre eles, se regeneram e são imunes as bolas de fogo. Algumas arremessam ossos.
Lakitu: lançam Spiny em seu casco pela sua nuvem ou pelos canos.
Lakitu |
Amazing Flyin Hammer Bro.: arremessa martelos ficando em cima de blocos voadores.Para tira-lo deles, bata em baixo do blocos, ou em sua cabeça.
Sumo Bro: ao bater o pé, cria um relampago fazendo surgir um mar de chamas.
Jumping Piranha Plant: são plantas que saem de canos. Algumas soltam pequenas bolas de fogo.Elas pulam só na direção para cima,então elas não te seguem.
Rex: esse dinosauro é um dos primeiros inimigos do jogo. Só é derrotado ao pular duas vezes em sua cabeça.
Wiggler uma lagarta calma que fica zangada ao pular sobre ela.
Thwomp: uma criatura de pedra que guarda os castelos e fortalezas esmagando quem estiver por perto. Alguns podem ser menores que pulam de um lado para outro (Thwimp).
Bob-omb: bombas vivas que explodem depois de um certo tempo espalhando estrelas. Algumas caem de para-quedas (Para-bob-omb).
Bullet Bill: pequenos mísseis que andam em plena velocidade. Sua sub-espécie e maior (Banzai Bill).
Bullet Bill |
Monty Mole: podem aparecer repentinamente do chão. Sua sub-espécie é grande (Mega Mole)e você pode subir nela, sem matala.
Boos: são os fantasmas que aparecem nas fases de casa assombrada. tem sua sub-espécie grande (Big Boo), Boos em grupo (Boo Buddies), fantasmas que flutuam em linha reta sozinhos ou em grupo tendo uma sequência de movimentos (Eerie), Boos que se transformam em blocos (Boo Buddy Block), Boo que segura uma vara de pesca com uma bola de fogo (Fishin' Boo), Boo Buddies em círculo (Circling Boo Buddies), Boo Buddies em fila (Boo Buddy Snake).
Podoboos: Bolas de fogo que pulam de de baixo para cima e depois caem, fazendo isso inumeras vezes.
Mechas koopas: Mini-robos koopas que você pode pisar e lançar.
Iggy koopa |
Iggy koopa: lançam bolas de fogo, e nenhum ataque do Mario pode feri-lo, ele está em cima de uma plataforma de lava, assim precisa jogá-lo para fora dela, é o primeiro dos 7 koopalings. Você pode matar as bolas de fogo escorregando a plataforma e caindo sobre ela.
Morton koopa Jr.: escala paredes de seu quarto e cai sobre Mario, é o segundo dos koopalings. Para mata-lo pule sobre ele enquanto ele anda.
Lemmy koopa: ele não o ataca diretamente, sai de canos com outros dois falsos em seu quarto, é o terceiro dos koopalings. Não adianta pular nos falsos para mata-lo, tem que ser neles.
Ludwig Von Koopa: ele cospe bolas de fogo e deslizando em torno de seu escudo de espinhos e ocasionalmente, fazendo saltos enormes, é o quarto dos koopalings.
Morton koopa Jr. |
Wendy koopa |
Roy koopa: assim como o de Morton Koopa Jr. ele escala as paredes e cai sobre você, mas as paredes laterais vão se aproximando de você, só que não te matam. É o quinto dos koopalings.
Wendy koopa: ela utiliza o ataque igual ao de lemmy, mas existem dois podoboos em seu quarto, e é a sexta dos koopalings.
Larry koopa: assim como Iggy, fica em uma plataforma, mais pode lançar mais de uma bola por vez, e existem três podoboos na plataforma, ele é o sétimo e o último dos koopalings.
BOWSER |
Bowser: o eterno inimigo de Mario, o ultimo e mais forte. Em Super Mario World, ele voa sobre Mario usando sua Koopa Clown Car, jogando Mechas koopas e fogos sobre Mario, e depois de um tempo, faz inumeras tentativas de esmagar Mario com a Koopa Clown Car, ele também joga bolas enormes sobre você. Peach está com ele aprisionado em sua estranha nave, e te joga itens. Para mata-lo, jogue os Mechas Koopas em sua cabeça.
7.80MB
Super Mario World – Dicas, Cheats e Códigos
Super Mario World foi (é) o game mais famoso de todos os tempos. Desde sua versão para Super Nintendo até a lançada para Game Boy. Aqui as dicas são mais específicas para a versão de GB, mas a maioria serve para o SNES também.
Novo jogo
Após completar todos os 96 objetivos do jogo, um novo esquema de cor para o mapa, novos inimigos, nova introdução etc aparecerão. Você também poderá começar de qualquer lugar do mapa, basta apertar Select e escolher fase.
Complete todas as cinco fases na Star Road achando chaves escondidas e fechaduras em todas elas. Feito isso, uma estrela aparecerá no meio que o levará a novas fases
Escolher A Cor Do Yoshi
Vá no Star World e destrave os Yoshis vermelho, azul e amarelo depois eles mudarão de cor de acordo com o Mário
Com Fogo: Yoshi vermelho
Com Capa: Yoshi azul
Pequeno ou Grande: Aleatório (ou dependerá dos cascos comidos)
Jogue novamente nos castelos
Derrote o Browser
Estrelas
A cada milhão de pontos que você conseguir, uma estrela aparecerá na tela de “Choose a game” até o limite de 5
Reset In-Game
Pressione Start + Select + A + B
Modo Fácil
Pressione Select na tela de título para um jogo mais fácil
Jogar com o Luigi
Aperte R no mapa
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