Excelente jogo de luta. Diferente do "street fight" e "mortal combat", este jogo tem por essência a ideia de "samurais".A trilha sonora reflete a caracteristica oriental desse jogo. Esse jogo, o uso de muitas armas É FREQUENTE como pode ser visto na imagem acima.Já tive esse jogo e recomendo.
Apesar do nome da série, a maioria dos personagens não são samurais no sentido literal da palavra. No Japão, o nome da série é oficialmente escrita em katakana, mas é geralmente escrita em kanji (侍魂, samurai damashii), com a segunda palavra pronunciada "supirittsu", "espíritos", para esclarecer melhor o tema do jogo.
Os jogos de arcade mais antigos são marcados pelo seu engrish, como por exemplo a palavra "victoly" (que deveria ser "Victory", vitória em inglês) que aparece no fim de cada partida. Na verdade, até o título do jogo é pronunciado errado. Como muitos títulos dos jogos foram desenvolvidos no Japão, "'Samurai Spirits" teve seu título modificado para outras regiões.
Revisão geral
As histórias tomam lugar no século XVIII no Japão, durante o Sakoku ou o período de isolamento do Japão (os quatro primeiros jogos têm cronologia nos anos de 1788 e 1789), com grande habilidade artística dos criadores para que os personagens que tinham origem fora do Japão (incluindo vários cenários que não existiam em 1788) pudessem fazer parte dos jogos. A sinopse de cada jogo é um pouco diferente, mas é centralizado num grupo de personagens e numa região no Japão.
Samurai Shodown consequentemente mostra e lembra algumas características da cultura japonesa junto com linguagem internacional com pequenas edições. Por exemplo, do contrário da maioria dos jogos de luta feitos no Japão, os personagens da série (incluindo o locutor das lutas) geralmente falam somente japonês, com diálogos que variam de formalidades arcaicas a uso de gírias dos dias modernos, algo que vem sido preservado para lançamentos de versões internacionais do jogo. Frases de vitória e outras cenas fornecem legendas em várias línguas, incluindo um inglês limitado, português e alemão. Muitas das músicas incluem instrumentos musicais japoneses tradicionais (predominando o shakuhachi) e mais tarde o estilo enka nelas. Vários personagens do jogo são baseados em pessoas reais da história do Japão.
Existem dois artistas principais para o design dos personagens e das ilustrações. Nos jogos mais antigos da série (do I ao IV), os personagens foram criados e desenhados por Eiji Shiroi. Seus trabalhos tinham como característica um estilo de caligrafia japonês tradicional. Enquanto que ele continua a desenhar para alguns outros jogos da série, eles são ilustrados por outro artista chamado Senri Kita, desde o quinto título.
Os jogos de "Samurai Shodown" são mais conhecidos pela sua barra "Rage" (怒), uma barra que só enche quando o jogador tem seu personagem recebendo dano, fazendo com que quando totalmente cheia, pode-se notar efeitos nos personagens e executar golpes especiais, dependendo do jogo. Os jogos mais antigos têm um juiz chamado Kuroko que fica no fundo do cenário, cuidando da partida.
História(SPOILER)
Aqui está a cronologia oficial tirada do site oficial de Samurai Shodown V:
1786 (em janeiro, até o fim do verão) – Samurai Shodown V
1788 (do começo de primavera até o começo do verão) – Samurai Shodown
1788 (do verão até o começo do outono) – Samurai Shodown III
1788 (do outono até o começo do inverno) – Samurai Shodown IV
1789 (de primavera a verão) – Samurai Shodown II
1789 (no outuno) through 1790 (no verão) – Samurai Shodown 64
1790 (do fim do outuno até o começo do inverno) – Samurai Shodown: Warriors Rage
1811 – Samurai Shodown: Warriors Rage (Playstation)
A série tem início na era Tenmei, quando alastrada pela fome, no Japão, o que levou a uma severa depressão e caos iminente pelo país. Enfurecido pelos lamentos dos homens de seu país e pela indiferença dos shogun para com tal situação, o ex-general de Tokugawa, Gaoh Kyogoku Hinowanokami, começa uma rebelião em sua terra, Hinowa, contra rei Tokugawa. Ele também tinha esperança de que sua revolta faria com que o próximo shogun, Yoshitora Tokugawa, percebesse de suas responsabilidades com o país. A guerra causada pelo conflito ganha o interesse de vários guerreiros. No fim da guerra, Gaoh é derrotado por Yoshitora e este último ganha posse de shogun para o país.
Mais de uma década antes da série começar, Amakusa Shiro Tokisada, tendo uma vez liderado a rebelião cristã, selou um pacto com uma entidade do mal chamada Ambrosia, momentos antes de sua execução. Usando o corpo de Shinzo (um dos filhos de Hanzo Hattori), ele ressuscita dois anos após os eventos em Hinowa. Ele planeja vingar-se dos que reinaram contra ele, com a intenção de ressuscitar Ambrosia no mundo mortal quando o fizesse. Ele rouba o item sagrado, a Pedra Palenke, de Grenhell (um país fictício da América do Sul) para obter o poder necessário para fazer o ritual.
Os feitos de Amakusa são então conhecidos pelo mundo todo, alongando-se do Japão à China, da Europa à América, atraindo bravos guerreiros para o centro de suas calamidades. Incluso nestes guerreiros, está Haohmaru, um ronin qu recentemente deixou sua tutela pelo seu mestre, Nicotine Caffeine. Ele vê o seu inimigo como uma chance de afiar suas habilidades com a espada. Uma sacerdote ainu, Nakoruru, apesar de ser pacifista, pega sua espada para salvar a Mãe Natureza de alguma dor futura. Apesar de vários lutadores tentarem acabar com Amakusa, somente estes dois puderam conseguir e, aparentemente, o matar durante isso.
Meses depois, outro "demônio" aparece no Japão. Contudo, ele não tinha relação nem com Amakusa nem com Ambrosia. Ele era um homem chamado Zankuro Minazuki, um poderoso guerreiro que tinha obtido a reputação de "demônio" por ter assassinado pessoas a sangue frio, vila após vila. Eventualmente, Zankuro percebe seus erros e decide aposentar-se de hermitage, somente concordando em matar guerreiros habilidosos em duelos. Uma de suas vítimas cujo vida ele poupou era uma criança que foi encontrada e criada por Haohmaru mais tarde. O nome da criança é Shizumaru Hisame, que almeja vingar-se do assassinato de sua família feito por Zankuro. Ele e Haohmaru tomaram caminho para testar suas habilidades contra Zankuro, desafizando outros guerreiros no caminho. Eventualmente, eles lutam entre si, sendo Shizumaru o vencedor. Apesar de Zankuro estar extremamente ferido, ele tenta dar um golpe final, tendo sido atacado por um raio. Ele morre elogiando o vencedos e seu corpo é enterrado.
Sua sepultura não dura muito. Amakusa ressuscita seus esforços por vingança e rouba o guerreiro caído como um implemento por destruição. Desta vez, seu espírito é dividido em duas partes, uma sendo boa e outra simplesmente corrupta e ambiciosa.
Ao mesmo tempo que a parte má trás destruição ao Japão de Shimabara, a outra metade boa se esfroça para corrigir isto. O Amakusa mal sequestra uma jovem kunoichi chamada Hazuki, do clã ninja Kazama. Hazuki, adaptada com ki e possuindo uma força de vida especial dentro dela, é usada pelo feiticeiro para controlar os poderes de Zankuro. Seus irmãos, Kazuki e Sogetsu, correm para resgatá-la. Apesar de vários desfechos desta batalha terem sido interpretados, Kazuki é oficial e sucessivamente consegue matar Amakusa do mal, enquanto que Zankuro foi posto a descansar em paz por Sogetsu. Titulado como nukenin, ou ninja desonesto, pelo seu clã, Hazuki e Kazuki escondem-se enquanto que Sogetsu os deixa escapar.
Seis meses após este conflito, uma sacertdote possuída pelo malvado demônio, Mizuki Rashojin, emerge para enviar o mundo ao caos novamente. Mizuki, uma serva leal a Ambrosia de 1000 anos atrás, é acordada pelos poderes de Amakusa do mal. Seu despertar causa vários desastres pelo mundo, e apesar de seu espírito estar acordado, ela tem ainda que ascender no realidade mortal. Ela reza pelas almas de guerreiros azarados e usa dos mortos para fortalecer a ela e Ambrosia. O Amakusa bom salva Haohmaru e outras almas virtuosas mas ele cai nas mãos de Mizuki. Os guerreiros viajam para o Inferno para batalhar sua alma para impedí-la de ressuscitar. Haohmaru e Nakoruru foram capazes de viajar para o Inferno e derrotar Mizuki, aprisionando-a em Makai (mundo dos demônios).
Yuga the Destroyer, outro ser de origem o mundo Makai, move-se para conquistar o mundo, meio ano após a derrota de Mizuki. Vinte anos antes da ressureição de Amakusa, ela entra no mundo humano e rouba vários bebês dos colos de mães e, usando seu poder, lhes planta poderes super-humanos. Silenciosamente, ela devolve os bebês às mães e os espera crescerem, para se tornarem em guerreiros super-humanos. Na idade de adulto deles, ela lhes aparece e faz lavagem cerebral em todos eles, para os tornar escravos leais como se fossem seus fantoches mágicos num show. Uma de suas vítimas era uma mulher misteriosa chamada Shiki, a perfeita cara-metade para o plano de Yuga. Yuga ordena que Shiki encontre seu homem alma gêmea para que se possa ser executado a sua ressureição. Haohmaru é selecionado mas Yuga o subestima durante a batalha deles. Haohmaru a derrota e liberta Shiki de sua prisão mental.
Um ano passa, e Yuga, melhor preparado, ressuscita. Com sua segunda aparição, Asura, um ser destrutivo (que provoca catástrofes para "unificar este mundo e o inferno..."), escapa de sua prisão no inferno. Yuga, percebendo a força de Asura, clona ele e cria o seu servo leal Hanmen no Asura. Suas ordens era trazer Shiki de volta a ela. Contudo, ele se apaixona por Shiki e trái sua mestra. Ambos os Asuras derrotam Yuga inteiramente e fundem-se, deixando Shiki com um bebê. Ela então dá o bebê a Haohmaru, sentindo indigna de ser mãe.
Vinte anos se passam, a era dos samurais e homens armados com espada estavam chegando ao fim. Aqueles que não cumpriam com a mudança de paz da época eram considerados criminosos e aprisionados numa ilha. Habitantes zelosos erguem-se e tentam criar um "novo mundo exclusivo para os escolhidos", as quais eram as intenções de destruir o legado do shogun. O nome do grupo que eles formam foi chamado de "Liga das Três Lâminas da Dominação" e a ilha veio a ser conhecido por Ritenkyo. O líder deles era um homem velho chamado Oboro. Um membro do Shinsengumi, Seishiro Kuki, foi ordenado pelo seus superiores de assassinar os responsáveis pela criação de tal grupo. Em outro lugar, Haohmaru, mais velho, vai em busca de encontrar a sua sobrinha, Mikoto, e libertá-la de seu terrível passado.
Recepção na mídia
O primeiro jogo da série, Samurai Shodown, foi um dos primeiros jogos de luta que modificaram a fórmula do clássico Street Fighter II, escolhendo um sistema de luta diferente e várias jogabilidades e melhoras gráficas (incluindo o tão revolucionário efeito de zoom da Neo Geo, primeiramente visto em "Art of Fighting"). Muitos acreditam Samurai Shodown ter sido o melhor e mais original jogo de luta dos seus dias. Seu sucessor, Samurai Shodown II, foi, também, entusiasticamente recebido por críticos e fãs devido à novas mecânicas de jogo e ao aperfeiçoamento dos já existentes.
Como várias das séries importantes da SNK, Samurai Shodown é uma das pioneiras na história dos jogos de luta. Por exemplo:
A série foi a primeira a introduzir personagens que utilizavam do de animais durante a luta para combates (por exemplo: Galford e Nakoruru)
Samurai Shodown 64 foi o primeiro jogo de luta tridimensional a incorporar arenas que possuíam multi-cenários, onde o jogador podia sair de uma seção para lutar numa outra área em volta. Esta idéia foi mais tarde usada no jogo Dead or Alive 2 (tal jogo que foi creditado erroneamente pela idéia).
Shin Samurai Spirits foi o primeiro jogo a incorporar um sistema de defesa especializado: bloquear um ataque iminente no último momento possível para defletir o ataque do oponente e baixar sua guarda, dando tempo para um contra-ataque. Esta habilidade encontrou-se presente pelas séries e variações desta foram mostrados em vários outros jogos de luta, como The Last Blade e, mais tarde, com o nome de Parry no Street Fighter III (da Capcom) e com o nome de Just Defense em Garou:Mark of the Wolves.
1.74MB
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