segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SNES - Final Fantasy IV


Final Fantasy IV é um jogo eletrônico RPG desenvolvido para o console Super Famicom (conhecido no ocidente como Super Nintendo) pela Square (atual Square-Enix) em 1991, no Japão, sendo o quarto jogo da série principal de Final Fantasy.


 Yoshinori Kitase
Inicialmente FFIV era para ser desenvolvido para o Nintendinho, mas veio para os 16 bits devido a insistência da Nintendo. Aqui Hiromichi Takada sai da direção e entra Yoshinori Kitase.Final Fantasy IV marca muitas novas coisas na série Final Fantasy, começando pelos personagens cada vez mais trabalhados, e também pela capacidade do novo console de 16-bits. As múscas de Nobuo Uematsu em FFIV são consideras as melhores por muitos fãs e críticos. A história fica mais focada no enredo que aumenta mais em profundidade e drama.

O sistema de jogo muda completamente, e é adicionado o famoso Active Time Battle System (ATB). Que ficaria então famoso e usado em praticamente todos os outros FFs, e copiado até mesmo por muitos outros RPGs.




História
Os personagens de Final Fantasy IV fazem parte do primeiro elenco da série realmente memorável, todos são extremamente carismáticos e tem seus momentos marcantes. 
Cecil
Num mundo onde o Reino de Baron é soberano devido a possuir uma poderosa força militar nos céus, chamada de Red Wings, os habitantes assistem a busca desesperada de seu Rei por certos cristais místicos com objetivos desconhecidos. Utilizando modernos Airships que foram construídos com o real objetivo de proteger todos contra os monstros, o Rei usa-os para cumprir suas ambições: a coleta dos cristais a todo custo.
Percebendo isso, Cecil o então, comandante dos Red Wings, revê seus conceitos e começa a questionar as ações do Reino de Baron fazendo com que seja dispensado de seu posto. Assim sabendo do que o Rei é capaz e querendo saber as reais intenções dele, Cecil parte à procura de respostas numa jornada onde ele se vê totalmente envolvido, mudando assim o destino do mundo, sua vida e de seus amigos para sempre.
Do lado da vilania temos Golbez um dos vilões mais odiados de toda a série. Ele acaba manipulando Kain para trair e tentar matar seu melhor amigo, Cecil.
Este foi o primeiro game onde os Chocobos tinham varias raças, os amarelos, corredores, brancos, que curam o MP e os negros, que voam. Foi também, o único a por 5 personagens por batalha ao mesmo tempo.

Personagens

CECIL HARVEY

Habilidade especial em batalha: Dark Wave
Amigo de Rosa (e posteriormente marido) é um "cavaleiro negro" líder das forças aéreas Red Wings de Baron, que após ser enviado em missões questionáveis, perde seu posto e a mando do rei de Baron recebe a missão de resolver uma suposta rebelião no vilarejo de Mist. Sempre se questionando sobre sua postura como cavaleiro negro, descobre fazer parte de uma jornada que o leva até respostas sobre si mesmo, e sobre sua vida.

KAIN HIGHWIND
Habilidade especial em batalha: Jump
Filho de um nobre em Baron, capitão dos Cavaleiros Dragoon. Kain acabaria orfão logo cedo, então é criado pelo rei de Baron que era amigo de seus pais. Cria amizade com Cecil e Rosa na infância. Após terminar a escola ele decide seguir os passos do pai, tornando-se um Dragoon. Atualmente com 21 anos ele já é o capitão dos Cavaleiros Dragoon de Baron, uma posição só inferior à de Cecil. Kain tem complexo de inferioridade por diversos acontecimentos na vida dele. Isso o tornou um sujeito solitário, mas ainda muito leal a seus amigos Cecil e Rosa. Tem uma espécie de paixão por Rosa, possivelmente por ambos serem nobres, mas ela acaba amando Cecil. Apesar de grandes amigos, Kain ainda sente inveja de muitas coisas de Cecil, Kain acaba com uma espécie de lado negro. Esse lado facilitou que fosse controlado.

ROSA FARRELL

Habilidade especial em batalha: Magia Branca, Aim, Pray
Rosa é uma bela jovem de família nobre em Baron. Seu pai era um respeitado Cavaleiro Dragoon. Rosa logo cedo começou a treinar arquearia. Também na infância conheceu Cecil e Kain, sendo que por Cecil desenvolveria um amor mais tarde. Quando Cecil decidiu entrar no exército, ela entrou na Sociedade de Magia Branca, para que pudesse ajudá-lo em batalhas. Sua relação com Cecil sempre foi um problema por causa de status, já que ela é nobre e ele um filho bastardo de pessoas comuns. Mesmo com ele tornando-me um Cavaleiro Negro, guerreiros temidos até pelos feiticeiros de Mysidia, os sentimentos de Rosa não mudaram. Rosa começou a encontrar-se com ele muitas vezes em segredo, gerando vários rumores também. Quando Cecil é mandado para Mist Cave, ela fica muito preocupada e segue-o mesmo sabendo dos perigos.


CID POLLENDINA 

Habilidade especial em batalha: Study
Cid é um engenheiro genial que está por trás de todas as airships de Baron. Muito que ele aprendeu são de antigos documentos de Mysidia, que foram decifrados. Cid foi capaz de construir airships, e Baron começou a usá-las militarmente. Apesar de Cid ser contra, ele aceitou com a condição de ser completamente responsável pela manutenção e construção das airships da Red Wings. Sua esposa faleceu, e ele tem de cuidar da sua única filha na mansão deles. É um homem de meia-idade bem cheio de energia. É como um "tio" para Cecil, Rosa e Kain. Atualmente Cid está encantando por Cecil ter sido promovido a comandante das Red Wings.

RYDIA


Habilidade especial em batalha: Invocar, Magia Branca, Magia Negra
Ela era uma das habitantes da vila de Mist, que serve de fronteira entre Baron e Damcyan. Era uma vila pacífica onde os habitantes escondiam uma habilidade antiga de enorme poder. Eles conseguiam invocar monstros de um reino no submundo. E Rydia assim como sua mãe, são invocadoras. Recentemente um ataque de Cecil e Kain à vila, ordenado pelo rei de Baron, acabou matando a mãe dela e destruindo toda vila. O rei ordenou isso por temer o poder dos invocadores. Com o tempo Rydia passou a confiar em Cecil, e então ajuda-o.



TELLAH


Habilidade especial em batalha: Magia Branca, Magia Negra, Recall
Tellah já foi o maior sábio em toda Mysidia, sabendo fazer todos os feitiços existentes. Após um acidente ao fazer um feitiço, ele se retirou para Kaipo e deixando de usar magia, esqueceu da maioria delas. Com a morte da esposa, ele passou a ser um pai super-protetor com sua filha Anna. Após ela apaixonar-se por um bardo e fugir de casa com ele, Tellah decide ir até Damcyan atrás dela. Após certos acontecimentos, a filha dele morre, então Tellah quer vingança contra Golbez. Com o tempo Tellah perdoa o bardo, Edward. No geral Tellah é um velho teimoso.




EDWARD CHRIS VON MUIR

Habilidade especial em batalha: Sing, Heal, Hide
Nasceu em Damcyan, um reino no meio do deserto que é cheio de viajantes e mercadores. A família dele sempre foi mais interessada em comércio, luxo e negócios ao invés de guerras e poder. Edward é um príncipe desse reino, destinado a ser o sétimo rei em Damcyan. Ao invés de se interessar por política, sempre preferiu ser um contador de histórias e então age como um bardo. Numa fuga do castelo para conhecer o mundo, conhece Anna e apaixona-se. O pai dela não aprova a união, e eles acabam fugindo. Mais tarde eventos levam até morte de Anna, e Edward vive lamentando. Com o tempo ele supera isso, fica mais forte e o pai de Anna o perdoa.

YANG FANG LEIDEN
Habilidade especial em batalha: Power, Bear, Kick
Um dos monge do reino de Fabul, onde eles treinam seus corpos como armas devastadoras. Yang é uma espécie de monge chefe, que ensina todos os novos recrutas e lidera a força militar. Ele costuma ser bem humilde e calado, e em batalhas praticamente nada pode pará-lo. Ele também tem é casado. Durante um ataque de monstros na Montanha Hobs, seus melhores monges foram mortos, e Yang só sobreviveu pela ajuda de Cecil.



POROM
Habilidade especial em batalha: Cry, Magia Branca, Twin
Aprendiz de maga branca em Mysidia. Tem um irmão gêmeo chamado Palom, que estuda magia negra. Porom é mais matura que o irmão dela, e está sempre querendo manter o irmão na linha. Ela e Palom são mandados pelo ancião de Mysidia para ajudar Cecil em sua jornada. 


PALOM
Habilidade especial em batalha: Bluff, Magia Negra, Twin
Aprendiz de mago negro em Mysidia. Tem uma irmã gêmea chamada Porom, que estuda magia branca. Palom costuma ser arrogante, mas sua magia é bem forte. Ele e Porom são mandados pelo ancião de Mysidia para ajudar Cecil em sua jornada. 
                                                                                     
CECIL HARVEY


Habilidade especial em batalha: Magia Branca, Cover
Após ser atacado por Leviathan e ter se separado dos demais amigos, Cecil chega em Mysidia e decide abandonar a espada negra. Junto a Palom e Porom, chegam à Montanha Ordeals. Lá Cecil é banhado em uma luz que o torna um paladino. Somente assim poderá lutar contra Golbez e sair vitorioso. Também ganha o poder de usar magia branca.


EDWARD GERALDINE 


Habilidade especial em batalha: Steal, Throw, Ninjutsu
Príncipe de Eblan, um reino de ninjas que fica em um continente isolado do resto do mundo. Ninjas são basicamente uma mistura dos monges de Fabul, os guerreiros de Baron e os magos de Mysidia. O reino de Eblan foi atacado, e Edge pretindia vingança contra Rubicante, quando então encontramos-o. Edge é bem energético e egocêntrico, mas também é um justo líder para seu país. Costuma flertar Rydia muitas vezes durante a história.


 FUSOYA


Habilidade especial em batalha: Magia Branca, Magia Negra, Regen
Lunariano responsável pela proteção dos demais dormindo no interior da lua. É irmão de KluYa e então teoricamente tio de Cecil e Golbez. Em batalha é um sábio que conhece todos os feitiços existentes, inclusive Meteor.


Vendas
No Japão, foram vendidas 1,44 milhões de cópias da versão do SNES de Final Fantasy IV . Até 31 de Março de 2003, as versões de FFIV para PlayStation e WonderSwan Color haviam vendido juntas 2,16 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 1,82 milhões no Japão e 340.000 nos demais países . A partir de 2007, um pouco antes do lançamento da versão de Nintendo DS, foram vendidas aproximadamente 3 milhões de cópias do jogo em todo o mundo. Até Maio de 2009, a versão de Nintendo DS havia vendido 1,1 milhão de cópias ao redor do mundo. 

Críticas
Os princiais críticos têm considerado Final Fantasy IV como um dos mais formidáveis jogos de todos os tempos, apontando que este foi o primeiro a apresentar muitas das características atuais de jogos de RPG comuns, incluindo "todo o conceito de narrativa dramática em um RPG". Muitos críticos elogiaram o jogo por seus gráficos, jogabilidade e pontuações . Críticos têm observado que Final Fantasy IV foi um dos primeiros RPGs a apresentar um enredo complexo e envolvente. Após seu lançamento em 1991, a revista Nintendo Power declarou que ele estabeleceu um "novo padrão de excelência" para os RPGs. Além disso, a revista GamePro o classificou como um perfeito 5 de uma pontuação 5 em sua edição de Março de 1992 . Sandy Petersen, crítico da revista Dragon, deu ao jogo uma avaliação Excelente, elogiando a música, a dificuldade, a história e notando que, diferentemente da maioria dos RPGs em que a equipe permanece sempre unida, as personagens deste jogo têm seus próprios motivos e frequentemente se separam do grupo, sendo que uma até os trai. Ele comentou que o jogo é como a história de uma novela fantástica, comparando-o a O Senhor dos Anéis bem como a O Homem da Máscara de Ferro e por que "as personagens frequentemente falavam em apoio uma das outras" ele "ficou muito mais ligado" ao jogo que a "qualquer outro jogo de computador".
Nas edições 100 e 200 da revista Nintendo Power, Final Fantasy IV foi classificado como nono e vigésimo-oitavo na lista dos "100 melhores jogos da Nintendo",respectivamente. Em 2005 a IGN classificou o jogo como 26º na sua lista dos melhores jogos de todos os tempos; foi o título Final Fantasy com melhor posição na lista mas, em 2007 , o jogo foi classficado como 55º, atrás de Final Fantasy VI e Final Fantasy Tactics . Em uma pesquisa ao leitor da Famitsu lançada em 2006, o jogo foi classificado como o sexto melhor RPG já feito. No entanto, a versão original do jogo foi grandemente criticada pela má qualidade de sua tradução inglesa.



660KB



Sem comentários:

Enviar um comentário