ATARI


Atari, Inc. é uma empresa de produtos eletrônicos, e uma das principais responsáveis pela popularização dos video games. Foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Tabney, e no mesmo ano começou a produzir em massa máquinas que reproduziam o jogo Pong.




Com o nome de Syzygy, que é trocado em seguida para Atari, porque uma empresa californiana já possuía aquele nome. A recém criada Atari lança o jogo de tênis da Magnavoz Odyssey sob o nome de Pong. Bushnell adapta o jogo à uma televisão e um sistema de pagamento por moedas retirado de uma máquina de lavar. Sua invenção foi um sucesso instantâneo.

Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame.








cocktail-table version 









Os jogos de arcade Pong manufaturados pela Atari foram um grande sucesso. O protótipo foi bem recebido pelo dono do bar Andy Capp; as pessoas iam pro bar apenas para jogar. Após o seu lançamento, Pong frequentemente dava quatro vezes mais lucro que as outras máquinas operadas por moedas. Bushnell estimou que o jogo dava um lucro de US$35-40 por dia, que pode ser descrito como algo nunca antes visto na história da indústria de entretenimento operada em moedas daquela época. O lucro dado pelo jogo resultou em um aumento dos pedidos de compra que a Atari recebeu. Isso deu a Atari uma fonte de renda constante; a companhia vendeu as máquinas por um preço três vezes maior que o custo de produção. Em 1973, a companhia tinha vendido 2.500 máquinas e, no final de 1974, vendeu mais que 8.000 unidades.As máquinas de arcade se tornaram desde então um item de colecionador, com a cocktail-table version sendo a mais rara.Pouco tempo depois do sucesso do jogo no teste do bar Andy Capp, outras companhias começaram a visitar o bar para conferir o jogo. Jogos similares apareceram no mercado três meses depois, produzido por empresas como Ramtek e Nutting Associates.A Atari não pode fazer nada contra os competidores pois não tinham feito inicialmente uma patente para a tecnologia usada no jogo. Quando a empresa fez a patente, complicações atrasaram o processo. Como resultado, o mercado consistia principalmente de clones de Pong; autor Steven Kent estima que a Atari produziu menos de um terço das máquinas. Bushnell se referiu aos competidores como "Jackals" pois ele sentiu que eles tinham uma vantagem injusta. Sua solução para competir contra eles foi produzir mais jogos e conceitos inovadores.


A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação. Rendeu tanto dinheiro a Bushnell e a Atari que em 1975, numa jogada de marketing genial, decidiram lançá-lo em uma versão doméstica, o Home PONG, que competiu diretamente com o Magnavox Odyssey.
Na realidade PONG é uma cópia descarada, porém melhorada, do jogo Ping Pong que acompanhava o Odyssey.


Pong é um jogo eletrônico de esporte em duas dimensões que simula um tênis de mesa. O jogador controla uma paleta (barra vertical) no jogo movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra o computador ou outro jogador que controlam uma segunda raquete no lado oposto. Os jogadores usam suas paletas para acertar a esfera (bola) e mandá-la para o outro lado. A paleta é dividida em oito segmentos, com o segmento central retornando a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta e os segmentos externos retornando a bola em ângulos cada vez menores. A bola aumenta de velocidade cada vez que é rebatida, reiniciando a velocidade caso algum dos jogadores não acerte a bola. O objetivo é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o oponente não consiga retornar a bola para o outro lado.

Home Pong
Depois do sucesso das máquinas do Pong, a Atari, já com quatro títulos no mercado (incluindo os de fliperama), pretendia lançar uma console doméstico que possibilitasse a troca jogos, algo muito caro na época.
O sistema começou a ser desenvolvido sob o codenome Darlene, em homenagem a uma atrativa empregada da Atari. Alcorn trabalhou com Lee para desenvolver o design e o protótipo, e baseando-se na mesma tecnologia digital usada para o jogo de arcade. Os dois trabalharam em turnos para poupar tempo e dinheiro; Lee trabalhava na lógica do design durante o dia, enquanto Alcorn debugged o design durante a tarde. Depois que o design foi aprovado, o engenheiro da Atari Bob Brown ajudou Alcorn e Lee na produção do protótipo. O protótipo consistia em um aparelho encaixado em um pedestal de madeira contendo mais de cem fios, que seriam eventualmente trocados por um único chip criado por Alcorn e Lee; o chip ainda não tinha sido testado e criado quando o protótipo foi construído. O chip foi terminado na segunda metade de 1974, e foi, na época, o chip de maior performance em um produto de consumidor.

Nolan Bushnell
Bushnell e Gene Lipkin, vice-presidente de vendas da Atari, tentaram vender Home Pong para varejistas de brinquedos e eletrônicos, sem sucesso. Os varejistas achavam que o produto era muito caro e não iria interessar aos consumidores. Atari contactou o departamento de bens esportios de Sears após notar a divulgação de Magnavox Odyssey na sua seção de bens esportivos no seu catálogo. A equipe da Atari discutiu com o representante, Tom Quinn, que demonstrou entusiasmo e ofereceu a empresa um acordo de exclusividade. Acreditando que poderiam encontrar termos mais favoráveis em outros lugares, os executivos da Atari declinaram o acordo e continuaram a procurar varejistas de brinquedos. Em janeiro de 1975, a equipe da Atari montou uma cabine para Home Pong na toy trade fair em Nova Iorque, mas não conseguiram pedidos de compras.
Depois do evento, eles encontraram Quinn de novo, e, dias depois, fizeram uma reunião com ele para ter um pedido de compra. Para conseguir a aprovação do departamento de bens esportivos, Quinn sugeriu que a Atari demonstrasse o jogo para os executivos em Chicago. Alcorn e Lipkin viajaram para Sears Tower e, apesar de uma complicação técnica, obtiveram a aprovação. Bushnell disse a Quinn que ele poderia produzir 75.000 unidades em tempo para a temporada do natal, entretanto, Quinn pediu o dobro. Apesar de Bushnell saber que Atari não possuia capacidade para manufaturar 150 mil unidades, ele concordou. Atari comprou uma nova fábrica ao conseguir fundos de um investidor em capital de risco, Don Valentine. Com a supervisão de Jimm Tubb, a fábrica cumpriu a ordem de compra da Sears. As primeiras unidades foram nomeadas pela Sears com o nome de "Tele-Games". Atari depois lançou uma versão sob sua própria marca em 1976.
Ralph Baer

Todo o sucesso do Home PONG chamou a atenção do nosso conhecido Ralph Baer, idealizador e desenvolvedor do Odyssey, que também criou alguns jogos, entre eles o clonado Ping Pong. Vendo o sucesso do PONG de Bushnell e sentindo-se lesado, Baer entrou na justiça alegando infrigimento de direitos autorais por Bushnell e pela Atari – afinal de contas, o jogo era IGUAL ao que Baer fez e patenteou! O fato é que a Atari se viu numa sinuca de bico (a coisa tava preta). O advogado da Atari achou que seria melhor que houvesse um acordo fora dos tribunais e acertou com a Magnavox a aquisição de uma licença no valor de US$700.000 sobre os direitos do jogo Ping Pong  e que a partir de então quem fizesse uns joguinhos parecidos (vulgos clones dos clones), teriam que pagar royalties.


Home Pong foi um sucesso instantâneo após seu lançamento limitado em 1975 pela Sears; cerca de 150.000 unidades foram vendidas nas férias daquele ano. O jogo se tornou o produto de mais sucesso de Sears na época, o que deu a Atari o Premio de excelência em qualidade Sears. Do mesmo modo que a versão para arcade, várias empresas lançaram clones para capitalizar no sucesso dos consoles, muitas das quais continuaram a produzir novos consoles e jogos. Magnavox relançou seu sistema Odyssey com um hardware simplificado e novos elementos, tendo lançado versões atualizadas posteriormente. Coleco entrou no mercado de videogame com seu console Telstar contendo três variações de Pong e também foi sucedido por novos modelos.A nintendo lançou Color TV Game 6 em 1977, que rodava seis variações de tênis eletrônico. No ano seguinte, recebeu uma atualização, o Color TV Game 15, que possuía quinze variações. Os sistemas foram a porta de entrada da Nintendo para o mercado de videogame doméstico e foram os primeiros a serem produzidos por eles mesmos (antes eles licenciavam o Magnavox Odyssey). Os consoles dedicados a Pong e seus inúmeros clones se tornaram raridades de diferentes níveis. Os consoles Pong da Atari são comuns, enquanto que os consoles TV Fun da APF Eletronics são moderadamente raros.Os preços entre colecionadores, entretanto, variam de acorod com a raridade, com o as versões Tele-Games da Sears sendo normalmente mais baratas que as da marca Atari.

Muitas publicações consideram Pong o jogo que lançou a indústria de videogames como um negócio lucrativo. O autor de video games David Ellis vê o jogo como um marco no sucesso da indústria de video games, e considera o jogo de arcade "um dos títulos mais significantes da história".Kent atribui o "fenômeno arcade" a Pong e aos jogos da Atari que o seguiram, e considera o lançamento da versão doméstica um início bem sucedido dos consoles. Bill Loguidice e Matt Barton do Gamasutra se referem ao lançamento do jogo como um começa de um novo meio de entretenimento, e comentou que sua jogabilidade simples e intuitiva o fizeram ser um sucesso.Muitas outras empresas que produziram suas próprias versões de Pong eventualmente se tornaram muito conhecidas no meio. Nintendo entrou no mercado de video games com os clones de Home Pong. O lucro gerado por eles (cada sistema vendeu mais de um milhão de unidades) ajudou a empresa a sobreviver a dificuldade financeira da época e os inspiraram a investir ainda mais nos jogos eletrônicos.Depois de ver o sucesso de Pong, Konami decidiu entrar no mercado de arcade e lançou seu primeiro título, Maze. Seu sucesso moderado fez a empresa desenvolver novos títulos.