quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NES - Final Fantasy III



Final Fantasy III é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido pela Square (atual Square-Enix) em 1990 para a plataforma de jogos NES, foi produzido pela mesma equipa que criou a série.




Enredo

Xande
Ha muitos anos Noah, um arquimago muito poderoso concedeu suas técnicas para três jovens estudantes. A Dorga ele concedeu o reino da magia, a Unne o reino dos sonhos e a Xande o reino dos humanos. No entanto, o poder se tornou a cegueira de Xande que passou a desejar dominar os três reinos.
Muitos anos depois, quatro heróis por brincadeira foram parar no Templo do Cristal de Vento. Em meio a esse fenômeno, os jovens guerreiros conhecem a história de Noah e encontram uma feiticeira chamada Elia. Juntos, são incumbidos de restabelecer o equilíbrio entre o bem e o mal e acabar com o terrível Xande. 

Eles combatem o mal no mundo e descobrem que o continente voador onde vivem é apenas uma pequena parte de um planeta submerso em água. Com a ajuda da feiticeira Elia e o cristal da água, eles salvam o mundo e viajam até a torre de cristal.
Lá eles lutam contra o feiticeiro Xande, supostamente a fonte do mal no mundo. Só que ao derrotá-lo, eles são atacados e vencidos pela Nuvem da Escuridão. Eles seguem essa entidade demoníaca até o Mundo Negro, onde devem combater os quatro cavaleiros negros: cópias malvadas deles mesmos - para então enfrentar a perversa entidade.
Alguns jogos da Square fazem referencias a FFIII. Como “Chocobo Racing” que usa varias musicas do jogo, incluso a abertura e FFIX que tem itens especiais chamados ”Doga`s Artifact” e “Une`s Mirror”.



Ainda produzido pela mesma equipe, FFIII trás novamente a história de quatro jovens como base do roteiro principal. Final Fantasy III foi o primeiro a implantar um sistema jobs aperfeiçoado e mais complexo que em FFI. Foi um dos maiores rpgs lançados para o “Nintendinho” e um dos FF mais conceituados no oriente. Ele lançou vários elementos conhecidos na série como as Summons, Fat Chocobo e Moogles. 


Jogabilidade

Os cristais concedem aos personagens as Jobs (profissões/classes), uma tradição dos Final Fantasies. Ao invés de escolher uma única classe e passar o restante do jogo com ela, como aconteceu até Final Fantasy II, em FF III o jogador é livre para escolher dentre várias profissões, dentre elas: Archer, Scholar, Geomancer, Viking, Magic Knight, Bard, Sage, etc.
Todas as classes possuem armas e equipamentos específicos. Outras profissões são conseguidas conforme o jogador encontra os demais cristais. Cada profissão possui sua habilidade especial e no jogo uma nova opção no menu foi criado para ela. Agora um Thief tem a habilidade de roubar (Steal) e um Dragoon a de saltar (Jump).
Independente da profissão, os personagens evoluem da mesma forma como nos dois jogos antecessores. Isso faz com que os atributos gerais (ataque, defesa, magia, velocidade, etc) permaneçam em um padrão após mudar de profissão.
Duas das mais significativas novas profissões foram adicionadas: Conjurer e Summoner, ambas capazes de invocar seres mágicos pela primeira vez na série. Estas invocações como Odin, Ramuh, Shiva, Ifrit, Titan e Leviathan podem ser comprados em lojas ou obtidos ao derrotar as próprias criaturas. No entanto, tais criaturas não fazem parte da história em si, como em Final Fantasy X, mas invocá-los nas lutas pode ser um fator decisivo para a vitória.
Assim como o segundo capitulo nos apresentou os Chocobos, FF III nos trouxe os Moogles: criaturas brancas com asas de morcego que protegem e convivem com o recluso mago Doga . Eles retornariam na série ora vendendo magias, ora lutando ao lado de sua equipe ou mantendo sua casa limpa.
Para atenuar as limitações dos inventários nos jogos anteriores, FF III trouxe os Fat Chocobos: esses são uma variação dos chocobos originais com um único propósito: guardar os itens do jogador.


Exploração

Em Final Fantasy III há vários meio de transporte para os protagonistas: desde submarinos a vários tipos de aeronaves foram incluídos no FFIII como a Nautilus, a Enterprise e a Invincible , esta uma aeronave de guerra que podia ser explorada como um castelo tendo suas próprias lojas e quartos. Invicible também foi relembrada no nono título da série, Final Fantasy IX, do qual a última aeronave possuía o nome Invincible.
Cid, como já tornou-se comum na série, é o engenheiro e criador das airships. Em FF III, Cid também junta-se à equipe em alguns momentos para ajudá-los.


Repercussão

O terceiro Final Fantasy tinha uma história imensa, definitivamente o maior RPG que a Square havia feito até o momento. Trazendo o que de melhor os dois jogos anteriores tinham e alimentando a curiosidade do que a série traria nos consoles da nova geração.
Em 12 de julho de 1990, dois meses depois de FF III sair no Japão, o primeiro jogo era lançado nos EUA para o NES (Nintendo Entertainment System) levando uma legião de jogadores americanos a terem seu primeiro contato com a série.
Em 2006 um "remake" para o portátil Nintendo DS foi lançado mundialmente.

Remake de FFII para Nintendo DS


Fontes:
327KB



Sem comentários:

Enviar um comentário