terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sonic the Hedgehog 2 - Mega Drive (Genesis)



Enquanto viajava em seu avião, o Tornado, Sonic faz um pouso forçado em West Side Island. Depois de alguns dias, ele percebe que está sendo seguido, por uma raposa de duas caudas. Ele tenta fugir correndo, mas o sujeito gira suas caudas como um helicóptero para alcançar o ouriço. Sonic se impressiona com a habilidade da raposa, e deixa ele juntar-se. Ele se apresenta como Miles Prower, mais conhecido como Tails.
Alguns dias depois, Sonic e Tails ouvem uma explosão no centro da ilha. A grande floresta fora destruída e robôs cercavam a área. Sonic sabia o que era: o Dr. Robotnik estava de volta, e resolveu usar o poder das Esmeraldas do Caos novamente, para propulsionar o Ovo da Morte, uma estação espacial do tamanho de uma lua. Sonic e Tails partem para localizar as esmeraldas antes de Robotnik.






Sonic the Hedgehog 2 (ソニック・ザ・ヘッジホッグ2, Sonikku za Hejjihoggu 2?), ou Sonic 2' (ソニック2, Sonikku 2?), é um jogo eletrônico de plataforma lançado em 1992 em 16-bit para o Mega Drive. É o segundo jogo da série Sonic.
O jogo, que possui ainda uma versão 8-bit, para a Master System e Game Gear, marca a estréia de Tails, parceiro de Sonic. É um dos mais famosos e maiores sucessos do Sega Mega Drive, motivo pelo qual transformou seu personagem no mascote do console.

Jogabilidade

Sonic 2 é um jogo eletrônico de plataforma com os níveis tendo 2 "atos" e ao final de cada nível enfrenta o Robotnik como chefe. Em cada fase ativando os postes-checkpoint com 50 anéis no mínimo, pode-se abrir o caminho para os estágios especiais. A jogabilidade continua a mesma de Sonic the Hedgehog: níveis em que se tem atravessar em menos de 10 minutos. No caminho, robôs são enfrentados e anéis são coletados. Sonic ganha um novo movimento: o Spin Dash, que permite a ele acelerar sem sair do lugar (botão para baixo + pulo).

Single player

No single-player padrão, Sonic é seguido por Tails (que pode ser controlado por um segundo jogador), e quando este é deixado para trás, após alguns segundos volta voando. Um menu permite alterar o personagem para Sonic sozinho ou para Tails (mas este não pode voar - habilidade introduzida em Sonic 3).

2P Vs

O multiplayer consiste em três estágios do jogo: Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave. Os dois jogadores tem de terminá-los bem rápido, e depois vêem quem vence em 5 critérios: placar, tempo, anéis ao final, anéis totais, e monitores quebrados. Além disso, há o estágio especial, no qual o jogador com mais anéis vence.

Super Sonic

Quando o jogador coleta as 7 esmeraldas do Caos, Sonic, ao dar um pulo tendo pelo menos 50 anéis, se transforma em Super Sonic, uma versão mais rápida e praticamente indestrutível. Nessa forma, Sonic adquire uma coloração amarela/dourada. A transformação gasta 1 anel por segundo, e ao atingir 0 anéis, o Sonic volta ao seu estado normal. Super Sonic só morre esmagado, afogado ou caindo em abismos.

Níveis


Emerald Hill Zone (Zona da Colina da Esmeralda)
Campo gramado, similar à Green Hill Zone de Sonic 1, com uma floresta de coqueiros com várias cachoeiras. Um dos motivos para o nome pode ser pela possibilidade de se obter as 7 esmeraldas do Chaos nos dois primeiros atos. Chefe: Robotnik dentro de um veículo com uma "furadeira" na frente. Não é difícil, quando acertado sete vezes, Robotnik lança a "furadeira".

Chemical Plant Zone (Zona da Usina Química)
Um campo industrial, com água poluída com um produto de nome "Mega Mack". Tubos, descidas e loopings fazem você correr pela fase, fazendo que o jogador tenha que tomar um certo cuidado Chefe: Robotnik usa uma máquina que pega um balde de água tóxica e tenta jogar em Sonic. Para piorar, o chão inverte e Sonic pode cair. Curiosamente, caso o personagem fique abaixado, o líquido não causa dano.

Aquatic Ruin Zone(Zona da Ruína Aquática)
Ruínas, com muitas partes subaquáticas e pilares que soltam flechas. Diferente da fase anterior, é possível pegar fôlego através de bolhas de ar. Existem dois caminhos - por cima, em terra e por baixo, na água. Chefe: Dois totens aparecem nos dois cantos da tela e Robotnik está voando, dando marretadas em cima dos totens que soltam flechas em uma das quatro partes. A flecha atingirá o outro totem e ficará pendurada, então Sonic deve subir em cima da flecha (Do Segundo ao quarto andar do totem), subir em cima do totem e atingir Robotnik.

Casino Night Zone(Zona da Noite do Casino)
Uma mistura de cassino (com direito á caça-níqueis) e pinball. Existem muitos rebatores e bumpers, e é noturna, similar a Spring Yard de Sonic 1. Chefe: Robotnik aparece com uma máquina que solta eletricidade por baixo, similar a uma máquina de choque, e se Sonic estiver abaixo de Robotnik, ele lançará uma bomba. Tente não ficar muito no chão pois a bomba pode atingir sonic.

Hill Top Zone(Zona do Topo da Colina)
Uma montanha, com partes cheias de lava,telefericos e gangorras(como do jogo sonic the hedgehog na star light zone). Curiosamente, a fase segue o mesmo esquema de paleta da Emerald Hill, apenas mudando a cor da terra de marrom para azul. Chefe: Na fase há dois vãos com lava, e desses vãos aparecerá Robotnik lançando fogo. Se Robotnik não lhe atingir, a grama onde Robotnik lançou pegará fogo.

Mystic Cave Zone(Zona da Caverna Mística)
Uma caverna escura, com muitas armadilhas, pontes elevadiças e plataformas que se partem ao se pisarem. É uma fase com muitos badnicks e é longa, sendo uma das mais dificeís do jogo . Chefe: Primeiro, acontecerá um terremoto que fará com que caia pedras que não podem atingir Sonic. Após o terremoto Robotnik aparecerá em uma máquina que faz túneis, semelhante a uma escavadeira. Você deve atingir Robotnik o máximo possível antes que ele cave um buraco que causará terremoto outra vez.

Oil Ocean Zone(Zona do Oceano do Oléo)
Um campo petrolífero,um pouquinho parecido com a segunda fase. onde o óleo fica todo no fundo da fase, podendo ficar pulando sobre ele. A tela toda é praticamente em grandes plataformas, e o óleo que fica por onde os personagens andam fazem eles escorregar. Chefe: Uma parte com dois vãos de petróleo. De um desses vãos sairá uma espécie de "cobra mecânica" indo na direção de Sonic para atingí-lo; Depois aparecerá um dispositivo que soltará três raios Laser na direção de Sonic. Após isso, aparecerá Robotnik em um submarino em um dos vãos e começará tudo de novo. Seja esperto, pois Robotnik ao aparecer, ele descerá imediatamente.

Metropolis Zone(Zona da Metrópole)
Uma fábrica, cheia de engrenagens e parafusos gigantes e lava no fundo da fase. Os inimigos são centrados em ataques á distância (soltam lâminas ou garras ou explodem)e a única fase que contém 3 atos. Chefe: Robotnik aparecerá do céu com oito "esferas" girando em volta dele. Este chefe é muito difícil, pois as esferas protegem Robotnik e às vezes você poderá atingir as esferas ao invés de Robotnik e você perderá os anéis. As esferas ainda se afastam e voltam para perto de Robotnik e tal qual se move por todas as adversidades. A cada vez que Sonic atinge Robotnik, uma esfera desapareçe.

Sky Chase Zone(Zona da Perseguição no Céu)
É uma fase de transição. Nesse estágio, Sonic está sobre o Tornado (pilotado por Tails), e é atacado pelos robôs voadores de Robotnik. Embora esteja em uma parte mais avançada do jogo, a fase é facíl. Caso você esteja jogando com Tails, Sonic será o piloto do avião.

Wing Fortress Zone(Zona da Fortaleza da Asa)
Uma fortaleza aérea, com Sonic sozinho (o Tornado quebra quando é atacado no começo). Tem apenas um ato e um chefe. A fase é curta, com vários badnicks que atacam de longe e muitas armadilhas existem. Chefe: Robotnik está protegido por uma barreira, controlando um aparelho no teto que se move e solta Grandes Raios Lasers. Para atingir tal aparelho, Sonic deverá subir em gangorras giratórias para chegar mais perto do aparelho e atingí-lo, mas cuidado: abaixo das gangorras há espinhos.

Death Egg Zone(Zona do Ovo da Morte)
Sonic (ou Tails) chega na estação espacial de Robotnik (paródia da Estrela da Morte da série Star Wars), onde enfrenta Silver Sonic e Robotnik dentro de um imenso robô,o Egg Elimination de mesmo nome que a nave. A fase é sem anéis.

Special Stages (Fases Especiais)
Alcançados ao atravessar um dos checkpoint com 50 anéis. São um túnel em 3D no qual Sonic e Tails tem de pegar anéis, passando por bombas. Um estágio contem três partes - Após passar por uma, é necessária uma maior quantidade de rings para passar pela outra. Ao passar da última, se ganha uma Esmeralda do Caos. Com as sete, se Sonic conseguir 50 anéis pode-se tornar Super Sonic, mas cuidado, o Super Sonic é ativado com apenas um pulo então várias vezes durante o jogo você poderá se transformar acidentalmente.

Desenvolvimento

O jogo se difere do Sonic original principalmente no fato de não ter sido desenvolvido pelo Sonic Team, mas por uma divisão norte-americana da Sega, o Sega Technical Institute. Mas os programadores do primeiro Sonic, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara viajaram para os EUA para trabalhar no jogo.
Para o jogo foi planejado a criação de um parceiro para Sonic. Num concurso interno, a raposa de duas caudas de Yasushi Yamaguchi fora escolhida. Ele queria batizá-la de Miles, mas o resto do time o batizou de Tails. Insatisfeito, Yamaguchi empurrou o nome Miles Prower (um trocadilho com Miles per hour - Milhas por hora) ao personagem, rebatizando-o como Miles "Tails" Prower (tornando Tails um apelido).

Protótipos

Ver artigo principal: Sonic 2 Beta
Os dois protótipos conhecidos do Sonic 2 são Sonic 2 Early Prototype e Sonic 2 Beta. O primeiro, como o nome lembra, é o mais antigo e popular. Transformado em ROM em 2006, parece ter sido feito em cima do Sonic 1, com novos sprites e cenários. O segundo é o Sonic 2 Beta, também muito popular, pois durante muitos anos só se teve acesso a ele. Há rumores de que o jogo teve a sua rom convertida por um chinês e o cartucho do Sonic 2 Beta foi distribuído ilegalmente por empresas piratas antes do lançamento do jogo. Era comum locadoras terem o Sonic 2 Beta, antes mesmo de lançarem a versão final. O Sonic 2 Beta é mais desenvolvido, apresentando mais fases que a versão final, embora algumas fases estejam inacessíveis.
Existe uma teoria de que o segundo jogo do Sonic estava sendo feito pela Sega of Japan. Porém, esse game acabou ficando longo demais, não dando tempo de lançar em 92, como anunciado, e acabou sendo guardado para mais tarde ser lançado, como Sonic CD. Enquanto isso, a Sega of America ficou responsável então por fazer esse jogo.
Porém, assim como no Sonic CD é possível viajar no tempo, ao que tudo indica, seria isso também possível no Sonic 2 Beta. E esta é uma teoria bem provável. Basta nos lembrarmos, que algumas fases possuem ligações entre si. Deste modo, entre algumas fases - passado e futuro - possivelmente teríamos:
Wood Zone (passado) ---> Metropolis (futuro) Emerald Hill (passado) ---> Neo Green Hill (futuro) Hidden Palace (passado) ---> Oil ocean (futuro)


Lançamento

A primeira versão a ser lançada foi a 8-bit, em Outubro. No mês seguinte, fora lançada para o Mega Drive (o lançamento norte-americano foi batizado "Sonic Twosday", trocadilho com tuesday, terça-feira), que nos EUA, em apenas 5 dias, vendeu 500.000 cópias. Sonic 2 é o jogo mais vendido para o Mega Drive, com cerca de 4,92 milhões de cópias. 

750KB

TRUQUES & DICAS



Inicie o jogo com 14 continues

* Na tela de título entre em option.
* Quando estiver na tela de options toque as seguintes músicas do sound test (não precisa tocar inteira, basta começar a tocar): 1, 1, 2, 4.
* Pressione o botão Start para voltar para tela de título.
* A música 4 continuará tocando.
* Inicie o jogo e jogue normalmente.

Seleção de fase
* Na tela de título entre em option.
* Quando estiver na tela de options toque as seguintes músicas do sound test (não precisa tocar inteira, basta começar a tocar): 19, 65, 9, 17.
* Quando tocar a música 17, você ouvirá um barulho de anel no inicio da música.
* Pressione o botão Start para voltar para tela de título.
* Na tela de título, mantenha pressionado o A e pressione Start, e a tela de seleção de fase aparecerá.

Jogue com o Super Sonic
* Na tela de título entre em option.
* Quando estiver na tela de options toque as seguintes músicas do sound test (não precisa tocar inteira, basta começar a tocar): 19, 65, 9, 17.
* Quando tocar a música 17, você ouvirá um barulho de anel no inicio da música.
* Pressione o botão Start para voltar para tela de título.
* Na tela de título, mantenha pressionado o A e pressione Start, e a tela de seleção de nível aparecerá.
* Nesta tela toque as seguintes músicas: 4, 1, 2, 6.
* Inicie o jogo em qualquer nível, recolha 50 aneis e então pule para se transformar em Super Sonic!
* Você voltará ao normal quando ficar com 0 anéis.

Modo de edição
* Na tela de título entre em option.
* Quando estiver na tela de options toque as seguintes músicas do sound test (não precisa tocar inteira, basta começar a tocar): 19, 65, 9, 17.
* Quando tocar a música 17, você ouvirá um barulho de anel no inicio da música.
* Pressione o botão Start para voltar para tela de título.
* Na tela de título, mantenha pressionado o A e pressione Start, e a tela de seleção de nível aparecerá.
* Toque as seguintes músicas: 1, 9, 9, 2, 1, 1, 2, 4. Esta é a data de lançamento do Sonic 2: 24/11/1992 (Sonic Tuesday).
* Selecione qualquer nível, mantenha pressionado o botão A e pressione Start.
* Na parte superior esquerda serão mostrados vários números em hexadecimal.
* Pressione B, o Sonic se transformará em algum objeto do nível atual. Para selecionar um objeto diferente pressione A, e para colocar o objeto na tela pressione C.
* No lugar do tempo será mostrado o número de sprites na tela.

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