segunda-feira, 30 de julho de 2012

PSX - Tomb Raider II: The Dagger of Xian


Tomb Raider II é o segundo jogo de computador e videogames da série Tomb Raider. Foi desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive, e originalmente lançado para PC e Playstation em 1997.





Geralmente quando uma continuação de game ou filme é lançada, apenas pelo ponto de vista comercial, é muito provável que esta continuação seja um fiasco, e perca completamente a idéia original. Com Tomb Raider II isto não se aplica: a continuação é perfeita, com inovações na medida certa e mantendo ainda a essência do game anterior.
Em 1997, a existência de uma protagonista feminina já havia deixado de ser um tabu. O sucesso de Lara Croft foi estrondoso e Tomb Raider II, um ano após o seu lançamento, ganhou o Origins Award por ser considerado o melhor jogo de ação lançado em 1997.
Com o avanço da tecnologia 3D, os cenários deste game foram complexamente construídos para ser palco de uma história intensa, com ação do início ao fim. Aliando-se a isto, temos a dificuldade intensificada, o que deixa os menos habilidosos sem conseguir avançar no game, pois, além de exigir uma jogabilidade razoável, será preciso um bom senso aguçado para conseguir resolver os enigmas, que também estão mais difíceis comparados à versão anterior do game.    
Todos estes fatores contribuíram para aumentar a longevidade do game. Ao todo são 16 fases muito bem elaboradas e que rendem muitas horas de jogo. Os jogos da série Tomb Raider são os mais longos do gênero de aventura e ação. Isso aumentou ainda mais o sucesso da franquia e tornou Lara Croft a arqueóloga mais conhecida do planeta. Um excelente jogo pra quem é fã de jogos de aventura, uma mistura perfeita de ação e puzzles. 



História (SPOILER!)

Enredo

The Dagger of Xian
A história de Tomb Raider II fala sobre a mística Adaga de Xian, uma arma que nos tempos antigos era usada pelo Imperador da China para comandar seu exército. Ao mergulhar a Adaga no coração de uma pessoa, a arma tem o poder de transformá-la em um dragão. Um flashback revela que a última batalha que foi travada pela Adaga terminou em derrota, quando os monges guerreiros do Tibet conseguiram remover a faca do coração do Imperador. A Adaga voltou para seu lugar na Grande Muralha e foi guardada por séculos.
Lara Croft tem a missão de achar a Adaga de Xian, uma adaga com poderes misticos cujo poder é se transformar num terrível dragão. Em contra mão, Marco Bartoli, um milionário italiano, também está a procura de tal artefato, nessas condições se inicia uma corrida emocionante em que o destino da Terra está em jogo.
Marco Bartoli
O jogo se inicia na Muralha da China, onde Lara Croft está investigando a verdade por trás da lenda da Adaga. Quando ela descobre a entrada para a câmara do artefato, percebe-se que a chave para destrancar a porta está faltando, e de repente ela é atacada por um italiano que alega que trabalha para um homem chamado Marco Bartoli.
Após as pistas colhidas na China, Lara descobre que Marco Bartoli é um líder da Máfia veneziana e fundou um culto obcecado com a antiga Adaga. Ela descobre que seu esconderijo fica na romântica Veneza. Ela viaja pra lá e então segue Bartoli a bordo de seu avião, que segue para uma estação petroleira no mar Adriático. No lugar, o culto está realizando escavações em um navio naufragado chamado Maria Doria, que uma vez pertenceu a Gianni Bartoli, pai de Marco. Lara sabe a partir de um monge tibetano detido, irmão Chan, que o naufrágio tem um antigo artefato tibetano chamado Seraph. Por gerações, os monges do mosteiro Barkhang dedicaram-se à preservação do Talion, a chave para a porta que tranca a Adaga de Xian, mesmo que tenha sido afundado com Maria Doria.
Veneza
O Seraph, por sua vez, é a pedra-chave para a câmara que guarda o Talion. Antes de irmão Chan revelar mais coisas, ele é morto por Bartoli. Lara mergulha para os destroços do navio e recupera com sucesso o Seraph, depois disso ela vai ao mosteiro Barkhang no Tibet. Com a ajuda dos monges guerreiros, ela abre a tumba para o Talion e recupera o artefato para o local de origem.
Um jipe em alta velocidade com Bartoli em perseguição termina de volta na China, onde Lara abre a porta para a câmara que guarda a Adaga. Antes que ela alcance o artefato, porém, Lara mergulha nas catacumbas abaixo da Grande Muralha. Entretanto, Bartoli crava o punhal em seu coração, transformando-se assim em um dragão. No confronto final, Lara aproveita a criatura inconsciente temporariamente e puxa o punhal do coração de Bartoli. No epílogo, o restante dos homens de Bartoli segue Lara na Inglaterra e invadem a mansão dela.



Locais de Exploracão

Mansão de Lara

  • Flag of the United Kingdom.svg Inglaterra: Mais uma vez, a mansão de Lara na Inglaterra é o lugar com formação designado para tornar o jogador mais familiarizado com os controles do jogo. Desta vez, o treinamento ocorre ao ar livre e expandiu-se para um labirinto. O velho porém fiel morodomo da família Croft, Winston, irá acompanhar o jogador durante o treinamento. No segmento final, também tem lugar na mansão de Lara, quando os guardas de Bartoli invadem a casa dela buscando vingança.
  • Flag of the People's Republic of China.svg China: O jogo começa com um prelúdio na Grande Muralha da China. Depois que as missões no Tibet são completas, o jogo retorna para China com ação em trono das catacombas que mantem o punhal.
  • Flag of Italy.svg Veneza: Em Veneza, Lara se infiltra no esconderijo de Bartoli. As fases fornecem ao jogador a primeira oportunidade para dirigir veículos, neste caso uma lancha. Há uma fase no jogo que é chamada de Opera House que se parece muito com a real opera house La Fenice de Veneza.
  • Estação Petroleira (Mar Adriático): Enquanto se escondia a bordo de um avião de Bartoli como clandestina, Lara é golpeada por um dos capangas de Bartoli. Quando ela acorda, ela se encontra sem armas e aprisionada em uma plataforma de petróleo cercada no meio do mar.
  • O Navio Naufragado Maria Doria (Mar Adriático): O jogo continua embaixo d'água nos restos do navio Maria Doria, um luxuoso navio que naufragou décadas atrás. A bordo, está o místico artefato chamado Seraph.
  • Flag of Tibet.svg Tibete: Em Tibet, Lara dirige através das montanhas do Himalaia um snowmobile para chegar ao Mosteiro Barkhang, do qual ela pode entrar nas antigas catacombas abaixo do mosteiro para pegar a chave Talion. Depois de pegá-lo, ela retorna para China na Grande Muralha para destrancar a porta vista no final da primeira fase.


Fases

•    The Great Wall
•    Venice
•    Bartoli's Hideout
•    Opera House
•    Offshore Rig
•    Diving Area
•    40 Fathoms
•    Wreck of the Maria Doria
•    Living Quarters
•    The Deck
•    Tibetan Foothils
•    Barkhang Monastery
•    Catacombs of the Talion
•    Ice Palace
•    Temple of Xian
•    Floating Islands
•    The Dragon's Lair
•    Home Sweet Home



•    No total são 48 segredos escondidos pelas fases. Não há segredos somente em The Dragon's Lair e Home Sweet Home. Não há prêmios em coletar todos os segredos, exceto algumas munições que vem junto aos segredos


Gráficos e Sons

Estamos analisando gráficos de um Playstation no ano de 1997. Para a época eram gráficos excelentes.
Comparando a versão anterior do game, Tomb Raider II sofreu mudanças nas texturas e correção de alguns bugs, até mesmo o visual da protagonista foi modificado para melhor. Agora Lara possui tranças no cabelo e curvas mais arredondadas, deixando assim o visual mais agradável.
As fases estão muito bem desenhadas, com destaque Veneza e Tibete. Os CGs foram muito bem construídos possibilitando entender a história perfeitamente.
A ausência de uma trilha sonora ainda continua presente, porém não tão intensa igual ao game anterior. Quem jogou o Tomb Raider anterior e, em seguida jogou este, com certeza notou alguma mudança: as músicas tocam poucas vezes e os movimentos de Lara fazem mais sons e são mais naturais. A pouca existência de sons durante o game é pouco notado, pois o jogo prende a atenção de uma maneira intensa com a qual grande parte dos jogadores não se importam.


Jogabilidade

Uma jogabilidade um pouco complexa para quem não esta habituado a utilizar vários botões simultaneamente, e mais complexa ainda para quem não consegue executar comandos rápidos em questão de segundos.
Lara possui uma grande quantidade de movimentos: todos simples de serem executados. A combinação destes movimentos são essenciais para sair de armadilhas, algumas vezes mortais. Para se familiarizar com os comandos, existe o Croft Manor, uma fase tutorial sem ligação com a história principal do game.
Todos os comandos do game anterior estão presentes aqui e alguns comandos novos foram adicionados. Agora Lara pode escalar escadas e paredes escaláveis, pode parecer pouco, mas este movimento aumentou de maneira incrível a acessibilidade das fases, tornando as mesmas enormes em questão de tamanho. Outro movimento possível é o giro de 180º durante o pulo e embaixo d'água. Estes movimentos são super essenciais para escapar de tiroteios ou auxiliar uma fuga aquática.
Em geral as fases estão bem grandes e recheadas de armadilhas, tornando este Tomb Raider bem mais difícil que o anterior. Os segredos agora são miniaturas de dragões orientais ( característicos da cultura chinesa, visto que a trama se passa na China). Todas as fases, exceto a última e penúltima, possuem 3 segredos: um dragão branco, verde e amarelo. Junto a alguns destes dragões, ocasionalmente virá munição em abundância.
O sistema de savepoints ficou perfeito. Para salvar o game, basta acessar o inventário e ir até o livro vermelho e salvar o game onde e quando quiser. Em algumas fases será necessário salvar constantemente devido ao alto risco de morte.





Tomb Raider II é uma continuação que fez um tremendo sucesso, considerado por muitos o melhor game da série. O auge da franquia se deu com este game. Muitos foram seus pontos positivos e inovações, sendo o jogo diversificado e durável, difícil de enjoar.
A mistura entre ação e puzzles ficou perfeita e super desafiadora. A dinâmica de exploração conseguiu ficar ainda melhor e grande parte do que faltava e/ou atrapalhava no game anterior, como o enredo, foi bem trabalhado em  Tomb Raider II.
Esta segunda versão da série chegou muito perto da perfeição. Apenas alguns poucos bugs e a dificuldade do game são alguns pontos negativos para quem não está acostumado, mas isso é irrelevante perto da grandiosidade do game. Tomb Raider II também é um clássico da época do Playstation e tem seu valor registrado na memória de apreciadores de games de aventura, onde os games da franquia Tomb Raider são os melhores do gênero.
FONTES:



233MB


Dicas :

  • Os truques abaixo so funcionam na versão americana do game.
  • Pular de fase : Em terra firme pressione  , de um passo para , um passo para , outro para , um para  e um para , solte  e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para frente apertando   no meio do pulo. Se você fizer tudo corretamente Lara ficará congelada no alto e a próxima fase será carregada.

  • Todas as armas : Em terra firme, pressione , de um passo para , um passo para , outro para , um para  e um para , solte  e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para tras apertando no meio do pulo. Um som especial confirmará o truque.

  • Explodir Lara : Acenda um Flare e pressione  , de um passo para , um passo para, outro para , um para  ,um para , solte  e de três voltas 360º em qualquer direção e pule para frente apertando  no meio do pulo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário