quinta-feira, 12 de julho de 2012

GBA - Golden Sun

Golden Sun é um jogo no estilo RPG, da produtora e desenvolvedora japonesa Camelot, parceira da Nintendo. O jogo foi lançado para o Game Boy Advance (ou GBA, como é mais conhecido também), foi lançado em três datas: 1 de Agosto no Japão, 11 de Novembro nos Estados Unidos, estas no ano de 2001; e 22 de Fevereiro de 2002 no Reino Unido. Ele é o primeiro título da série Golden Sun, possuindo uma continuação: Golden Sun: The Lost Age.




A história inicia-se quando dois membros do Clan de Marte fazem um ataque ao Monte Aleph para roubarem as estrelas elementais. No entanto, não conseguiram e acabaram por activar sem querer um cataclismo que destruiu parte da aldeia de Vale onde vive Isaac (protagonista), Garet e Jenna. Este cataclismo levou consigo o pai de Isaac e os pais e o irmão de Jenna. Três anos mais tarde, sobre o comando de Kraden que era um estudante da Alchemy(nome dado à magia), Isaac, Garet e Jenna vão explorar o Monte Aleph e conseguem encontrar as estrelas elementais. Mas eles foram seguidos pelos dois membros do Clan de Marte: Saturos e Menardi. Estes obrigaram Isaac e Garet a dar-lhes as estrelas sob pena de matarem Jenna e Kraden. Mas quando vão buscar a última estrela, o Monte Aleph entra em erupção e Saturos e Menardi fogem, levando como reféns Jenna e Kraden, e deixam Isaac e Garet com a última estrela e dentro do vulcão em erupção. Este são salvos graças ao Wise One, que é o guardião das estrelas elementais e que lhes incumbe a missão de perseguir Saturos e Menardi, recuperar as estrelas elementais e impedí-los de usar as estrelas para libertar o poder da Alchemy no mundo que está selado em 4 Lighthouses ligadas a cada um dos elementos: Fogo, Terra, Água e Vento.
Na minha opinião, a história é muito boa e tem numerosas cenas de emoção, plot twists, mistério, apenas faltando algum romance que não faz falta nenhuma. O único problema é que a parte principal da história está no segundo capítulo da série fazendo com que o segundo jogo tenha uma história muito melhor. Para além da história principal, existem sub-histórias para explicar alguns eventos no jogo e para criar uma ligação às outras personagens do jogo.

Sendo um RPG, ele usa o velho sistema de batalhas aleatórias por turnos onde a tua Party de 4 elementos luta com um número variado de inimigos que vão de 1 a 5, usando Psyenergy, ataques físicos, items e Summons. Também tem batalhas por eventos contra os Bosses e outros bichos mais poderosos.
Fora das batalhas, tu controlas Isaac e andas pelas cidades e dungeons que contêm inúmeros puzzles que precisas de solucionar para avançar no jogo. Para isso, usas a mesma Psyenergy que usas para combater, mas só algumas magias funcionam nos objectos e algumas delas são restritas apenas para resolver os puzzles. Os puzzles são muito inteligentes sendo alguns bastante difíceis mas não impossíveis. Quando não estás numa dungeon ou cidade, andas pelo World Map que também contém batalhas aleatórias.
Quanto ao sistema de equip, é bastante simples. Os items para equipar dão stats, alguns têm efeitos durante as batalhas e outros dão Psyenergies novas.

Até agora não é nada de espantoso excepto o uso da Psyenergy para a resolução de puzzles. Mas o melhor do Golden Sun reside no sistema de djinns que são uns bichos especiais ligados aos 4 elementos que se apanham à medida que se avança no jogo. Existem 28 Djinns no jogo sendo 7 para cada elemento. Estes djinns equipam-se nos heróis fazendo mudar os stats, Psyenergies e classes dos heróis dependendo da combinação dos Djinns. Graças a este sistema, existem mais de 30 classes diferentes com Psyenergies diferentes. Basicamente podes costumizar os teus heróis à tua maneira. Para além disso, estes djinns podem ser usados para fazer efeitos em combate e posteriormente usados para invocar Summons que são os ataques mais poderosos do jogo com animações completamente fenomenais.

Os gráficos deste jogo são simplesmente fabulosos, cheios de efeitos de partículas, animações personalizadas e bem detalhadas. Nas batalhas, os sprites dos heróis e adversários estão bem feitos, os cenários mudam consuante a área e são bonitos. No mundo propriamente dito, os cenários são coloridos e não tão evoluídos quanto os gráficos nas batalhas, são agradáveis ao olhar.
Mas o que mais salta à vista são as animações fabulosas das Psyenergies e dos Summons que são espectaculares e que têm provavelmente os melhores gráficos em todos os jogos de Gameboy Advance.

A música no jogo é original e linda com alguns temas verdadeiramente épicos e outros que ficam na tua cabeça como uma agradável melodia. Os efeitos sonoros conseguem-nos imergir mais no jogo sendo muito bons e bem aplicados nas várias acções e psyenergies. O jogo não tem voice acting e é todo em diálogo, por isso, esta categoria fica de fora. Este jogo mostrou os melhores sons de um jogo na pequena consola de 32-bits.

O jogo por si só já é bastante longo durando mais de 30 horas sem outras distracções. Mas o jogo tem numerosas sidequests e dungeons que mantém o jogador ocupado por mais 5 a 10 horas. Para além disso, contém muitos djinns escondidos que não serão encontrados à primeira vez. Finalmente, contém um modo de batalha onde o jogador pode aceder com o seu savefile e lutar contra monstros aleatórios dependendo do seu nível.Neste modo também se luta com bosses mas não dá experiência ou items.


Golden Sun é um excelente RPG que todos os amantes deste género deveriam jogar. É um must-buy para o Gameboy Advance e um excelente jogo para se começar a jogar RPG's. No geral, este é o RPG definitivo para o Gameboy Advance e todos deveriam pelo menos exprimentá-lo e a sua sequela que é igualmente boa.

Fonte:FNintendo

6.84MB


Sem comentários:

Enviar um comentário