terça-feira, 26 de junho de 2012

PSX - Legend Of Dragoon


The Legend of Dragoon é um jogo de videogame do gênero RPG para Playstation 1, composto por 4 CDs que foi lançado em 1999 tendo sido um grande sucesso na época, principalmente pelo seu sistema de batalha inovador.




História

A história gira em torno de Dart, um jovem guerreiro que quando criança, teve seus pais mortos por uma criatura a quem ele chama de Black Monster, que também destruiu sua vila natal, ele foi criado na vila de Seles, onde treinou para se tornar um guerreiro e ao completar 18 anos saiu para caçar o monstro e vingar seus pais, cinco anos depois, ele fica sabendo da guerra entre os reinos de Basil e Sandora e preocupado, volta para Seles, ele encontra a cidade em ruínas e grande parte da população foi massacrada, os sobreviventes contam que os Soldados levaram Shana, amiga de infância de Dart, o herói então parte para Helena Prision para resgatá-la e lá conhece Sir Lavitz, um cavaleiro de Basil que veio resgatar dois de seus soldados, os dois unem forças e conseguem salvar Shana, a partir daí os três começam um jornada, onde irão descobrir os poderes das Dragoon Spirits e que por trás desta guerra está algo bem maior e que pode significar a destruição do mundo.

Campanha do Dragão


A campanha ocorreu há mais de 10.000 anos, onde a raça dos winglies, governada por Melbu Frahma, dominava sobre todas as espécies do planeta, incluídos humanos. Mesmo que eram mais, não podiam lutar contra os poderosos winglies. Mas ansiavam a liberdade.


Início da campanha


A campanha foi iniciada pelo Imperador Diaz, imperador vitalício de Gloriano. Foi quem proporcionou os poderes das 7 armaduras Dragoon a sete guerreiros (Zieg, Rose, Shirley, Belzac, Kanzas, Syuveil e Damia). Estas armaduras eram o poder necessário para enfrentar-se aos poderosos winglies. Cada cavalheiro Dragoon possuía um poder fundamental e um dragão vassalo. Os winglies quando souberam isto, criaram as criaturas mágicas Virages. A guerra estava servida.


Desenvolvimento
Já iniciada a guerra, houve inumeráveis batallas, mas 5 foram as mais importante e são mencionadas durante o jogo. São as seguinte:


  • A batalha de Vellweb: batalha onde os winglies assaltaram a capital humana, com o fim de controlar a cidade do nascimento da rebelião. Os seres humanos ganharam a vitória, mas a maioria de Vellweb necessitou consertos importantes.
  • A batalha de Aglis: batalha em Aglis, a cidade da magia dos winglies. Em algum momento da guerra, foi atacada e afundada no mar.
  • A batalha de Zenebatos: batalha em Zenebatos, a cidade da lei dos winglies. Se acha que foram Zieg e Rose pessoalmente que tomaram a conquista desta cidade. Depois da conquista e marcha dos Dragoons, as criaturas mágicas da cidade puseram lei marcial.
  • A batalha de Mayfel: batalha em Mayfel, a cidade da morte. Os winglies atraíam as almas até esta cidade maldita. Os dragoons (Rose) a destruíram para que deixassem as almas em paz.
  • A batalha da cidade imperial Kadessa: foi a batalha decisiva da guerra. Aqui se finalizará a guerra.



Fim da guerra, a última batalha
A vitória foi para os humanos, mas ainda alto preço. Na última batalha, batalha em Kadessa, os cavalheiros Dragoons lutaram com força e mestria, mas não puderam evitar suas mortes. Shirley e Belzac, morreram a mãos de um Virage. Kanzas morreu em um ataque kamikaze contra outro Virage. De Damia e Syuveil não se diz como morreram. Zieg lutou contra Melbu Frahman, conseguindo cravar seu espada nele. Mas Melbu Frahman, antes de morrer, pôde transformar em pedra a Zieg, matando a este também. Rose, a única sobrevivente pôde fugir desta batalha com vida. A vitória humana era uma realidade, já eram livres.
Os heróis da campanha são os dragoons: Zieg Feld, Rose, Shirley, Belzac, Kanzas, Damia e Syuveil.


Dragoons
Dragoons são guerreiros que recebem espírito e o poder de dragões. Os personagens jogáveis do jogo vão todos se tornando dragoons.


Personagens

Dart - Jovem órfão da aldeia Neet do reino de Mile Seseau, ele perdeu os pais durante o ataque do Black Monster ao seu vilarejo a partir daí jurou um dia caçá-lo e matá-lo. Logo depois Dart vai viver na aldeia de Seles no reino de Serdio, onde cresce ao lado de Shana que também é órfã , ambos se revelam apaixonados um pelo outro. Quando adulto Dart parte pelo mundo a procura do Black Monster mas falha na sua busca,e é na sua volta a Seles que o jogo tem início.

Shana - Ela não é orfan e foi criada em Seles onde cresceu ao lado de Dart, quando estoura a guerra civil no reino de Serdio a aldeia, que ficava em território neutro, é invadida e atacada pelas forças de Sandora, que revelam estar atrás justamente dela, que é levada prisioneira para a prisão Hellena. É Dart quem vai resgatá-la logo que volta de sua busca.

Lavitz - Cavaleiro de Basil,a parte do reino de Serdio que permaneceu ainda sob o controle do rei durante a guerra civil, e herói de guerra. Lavitz foi criado ao lado do príncipe Albert que se tornou seu melhor amigo.Ele teve que enfrentar a morte do pai chamado Servi, outro grande cavaleiro do reino, que foi traído pelo seu melhor soldado Greham, e assassinado. Durante a guerra civil, em combate, ele vai até a Hellena Prison resgatar dois dos soldados de Basil que foram sequestrados e se une a Dart e Shana.

Rose - Misteriosa guerreira que surge ao salvar Dart do ataque do dragão Feiyrbrand, usado na guerra civil por Sandora. Só depois ela retorna salvando mais uma vez Dart, desta vez do giganto Kongol, terrível guerreiro de Sandora, é ela quem desperta o poder adormecido do Dragoon Spirit que Dart carregava como apenas uma lembrança de seu pai. Em seguida ela decide acompanhar o grupo de Dart que parte para as montanhas de Serdio com a missão de matar o dragão Feiyrbrand.

Haschel - Mestre em luta corpo-a-corpo da Escola Rústica, Haschel com seu temperamento e atitude difíceis perde a filha que foge de casa. Depois, arrependido, ele resolve procura-la pelo mundo mas não obtem sucesso há 20 anos. É ao participar do torneio de luta de Lohan, rica cidade comercial de Serdio, neutra na guerra, que Haschel reencontra-se com Dart e testemunha seus incríveis poderes de Dragoon. Ele resolve se unir ao grupo que parte para resgatar o rei Albert da prisão Hellena.

Albert - Rei legítimo de Serdio. Ele tem que enfrentar as ambições de seu tio Doel que há 20 anos criou um país independente Sandora, dividindo o reino e iniciando a guerra. De seu castelo em Kazas, o império de Sandora ganha cada vez mais poder bélico, chegando a ter um guerreiro giganto em suas tropas e um dragão como arma de guerra, quebrando o tratado de paz. Do Castelo Indel em Bale, o rei Albert tenta resistir desesperadamente até que derrotado é levado como prisioneiro para a Hellena Prison. É quando Lavitz e seu grupo parte para lá disposto a salvar seu rei e amigo.
Meru - Ela é uma dançarina de cabelos prateados, sempre alegre e às vezes até infantil demais, a qual o grupo de Dart conhece ao chegarem e vê-la dando um pau nos bandidos que infestam a cidade de Donau no reino de Tiberoa, Meru decide se unir ao grupo de Dart quando sabe que eles estão dispostos a resgatar o jovem Lynn que está nas mãos da bandidagem que aterroriza o reino.

Kongol - Ele é o último sobrevivente de sua raça, os gigantos, e que se tornou um poderoso guerreiro a serviço de Doel, que foi quem o protegeu e criou quando seus pais morreram. Depois de ver o poder dos Dragoons e entender sua busca, Kongol se une ao grupo de Dart quando estes chegam a antiga capital dos gigantos,que jaz em ruínas, que fica nas fronteiras de Tiberoa e que se tornou a base de operação dos bandidos do reino.

Miranda - Quando rainha Tereza de Mile Seseau perdeu sua única filha, ela decidiu adotar quatro meninas órfãs entre elas Miranda. Por ser a mais velha é chamada de Primeira Irmã Sagrada e com muita dedicação ela trabalha para o bem de seu povo. Dart e seu grupo a conhecem quando chegam em Deningrad capital do reino de Mile Seseau.

Tasman - Velho espadachim de Seles que iniciou Dart no uso da espada.

Fruegel - O diretor da prisão Hellena. Ele domestica bestas selvagens. Não consegue impedir a fuga de Shana e Lavitz e acaba morto depois que o grupo de Dart retorna a prisão para resgatar o rei Albert.

Ministro Noish - Funcionário do rei Albert que conta a Dart que o Black Monster era chamado de demônio que desobedece a grande existência e que é também conhecido como o devorador de deus e que sua história começou há 11000 anos atrás, na época da Campanha dos Dragões, uma enorme luta entre os humanos e os winglies, seus inimigos.

Kaiser - Chefe da Oitava Cavalaria de Basil que comanda as forças aquarteladas em Hoax.

Dabas - Comerciante de Lohan que tem conhecimentos sobre ervas raras.

Greham - Era o capitão da Segunda Cavalaria de Basil, o melhor soldado do pai de Lavitz e seu traidor. Logo depois se uniu a Doel que lhe presenteou com um Spirit Dragoon, o que permite que ele controle o dragão Feiyrbrand. É vencido quando de seu encontro com o grupo de Lavitz e o Spirit Dragoon que possuía passa para Lavitz.


Lugares do jogo


Endness - (Sem Fim) Mundo onde se passa a aventura.

Serdio - Reino do sul de Endless onde começa o jogo.

Seles - Aldeia do sul de Serdio cercada por florestas onde Dart e Shana foram criados. A aldeia é atacada e incendiada pelas forças de Sandora que procuravam por Shana.
Hellena Prison - Prisão a beira-mar usada por Sandora. Está sob o comando de Fruegel.

Prairie - (Pradaria) Depois de fugir da prisão Hellena, Dart e os demais descansam numa cabana neste local. Dart então conta a Shana o que esteve fazendo desde que partiu de Seles e Lavitz sobre a guerra em Serdio.
Limestone Cave - (Caverna da Pedra Limosa)É um atalho pelo qual Lavitz e o grupo pegam para chegarem mais rápido a capital Bale, ali dentro eles terão que enfrentar o Urobolus.

Bale - Capital de Serdio onde fica o castelo Indel e que lembra uma cidade medieval. Lar de Lavitz e do rei Albert.

Hoax - Cidade-castelo onde as tropas de Basil estão segurando a linha de batalha contra Sandora, a cidade sofre um grande ataque que só é vencido por causa da chegada de Rose e da transformação de Dart em Dragoon.

Marshland - (Pântanos)É onde fica o Sétimo Forte, onde está estacionada a Décima Cavalaria de Basil que foi atacada e destruída pelo dragão de Sandora.

Volcano Villude - (Vulcão Villude)Localizado na região central de Serdio e lar do Fire Bird. Ao passar pela região Shana sente que algo a está chamando e segue a voz até que o grupo encontra uma estátua num dos rios de lava. Rose diz que aquilo é um Virage petrificado e que parece ainda estar vivo ela diz que Virages eram criaturas usadas pelos winglies durante a Campanha dos Dragões. Assim como os humanos usavam dragões na guerra, os winglies usavam Virages. O Virage desperta e ataca o grupo que precisa destruí-lo.

Nest of Dragon - (Ninho do Dragão)Uma floresta bem escondida num vale em Serdio onde o dragão de Sandora se esconde. A floresta toda foi contaminada por um veneno espelido pelo dragão, que chega a afetar Shana.


Monstros

Urobolus - Monstro que lembra uma cobra/verme que vive na Limestone Cave e tem impedido o uso desse caminho pelos viajantes. Dart enfrenta a criatura mas é Shana que a mata ao despertar um misterioso poder.

Fire Bird - (Pássaro de Fogo)Ele fez seu ninho no topo do vulcão Villude e ataca o grupo de Dart que desavisados passam pela região.

Feiyrbrand - O dragão das presas verdes que sobreviveu as guerras antigas e controlado por Greham a serviço de Sandora leva Basil a derrota. É destruído junto com seu senhor quando da chegada de Dart e seu grupo ao Nest of Dragon.
Virage - São criaturas magicas criadas pelos winglies quando souberam dos Dragon Spirits


Sistema de Jogo

O sistema de batalha do jogo é baseado em Addition, elas consistem em ataques especiais que são executados apertando o botão X um certo número de vezes (de dois a sete) e num certo ritmo, a cada 20 vezes que a addition é usada, ela fica mais poderosa, sendo que ela atinge o nível máximo quando for usada 80 vezes e conforme você vai subindo de nível, novas additions vão aparecendo, com excepção da última que só aparece quando você elevar todas as outras ao nível máximo.
Obs.: As vezes, quando você executa uma Addition, um quadrado vermelho substitui o azul, isto significa que o oponente vai tentar contra-atacar e se tiver êxito, a execução da Addition será cancelada e o personagem sofrerá dano, para impedir isso, quando o quadrado vermelho aparecer, você deverá apertar o botão círculo.
Não há muitas magias em TLOD, no modo normal você deve usar certos itens que equivalem a magias, alguns, quando usados, podem ter seu efeito aumentado aumentando-se repetidamente o botão X, existem também as magias que podem ser usadas quando o personagem se transforma em Dragoon, neste modo o personagem também pode usar a Dragoon Addition, que é bem parecida com as Additions normais, mas neste modo só existe um.
A partir do momento em que um personagem ganha uma Dragoon Spirit, ele passa a poder se transformar em um Cavaleiro Dragão, para isso ele deve encher a barra de SP(spirit points) executando Additions, a quantidade de SP recuperado varia com a Addition e quando a barra enche um nível (que pode variar de 1 até 5), o personagem pode se transformar, no modo Dragoon, cada ação executada pelo personagem gasta um nível da barra de SP e quando esse nível chegar a zero, o personagem volta para a forma normal. Ele também pode usar magias especiais quando transformado. As magias gastam uma certa porcentagem do MP do personagem.
Quando os três personagens estão com a barra de SP totalmente carregada, pode ser usado o comando "Special" que transforma todos em Dragoon de uma vez só, o personagem que usar este comando terá um aumento considerável no dano causado por suas magias, além de poder usar Dragoon Additions com um simples comando, sem precisar ficar apertando X.


Desenvolvimento

O jogo levou três anos para ser produzido com uma equipe de mais de 100 membros. Nos créditos finais de The Legend of Dragoon é revelada entre a equipe de desenvolvimento o nome da Polyphony Digital responsável pela cutscenes e cenas de computação gráfica no jogo.


DISCO 1 (220MB)
DISCO 2 (320MB)
DISCO 3 (355MB)
DISCO 4 (425MB)




Sem comentários:

Enviar um comentário