sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MEGA DRIVE - SONIC THE HEDGEHOG



Sonic the Hedgehog (ソニック・ザ・ヘッジホッグ, Sonikku za Hejjihoggu?) é um jogo eletrônico criado pela Sega em 23 de junho de 1991 para o Mega Drive, e lançou a carreira do ouriço Sonic. O jogo realmente alavancou o Mega Drive na América do Norte (onde o console é conhecido por Genesis), e substituiu Altered Beast acompanhando o console.
Em Dezembro de 1991 foi lançada uma conversão em 8-bits para o Game Gear(console portátil da Sega) e Master System (que fazia sucesso no Brasil e na Europa).




História

Sonic vivia em uma ilha chamada Ilha do Sul, mas um dia um cientista do mal chamado Eggman queria consquistar o mundo transformando os amigos de Sonic em robôs e capturando um tesouro misterioso conhecida como Esmeraldas do Caos. Sete esmeraldas com uma misteriosa energia conhecida como Caos. Ao finalmente ao chegar até o laboratório de Eggman chamado Final Zone, Sonic o enfrenta e destrói sua nave. Após isso Sonic decidiu viajar pela Ilha do Oeste e encontrou uma raposa com duas caldas. Ele pergunta o seu nome, que prontamente responde Miles Prower, mas só que é mais conhecido pela sua alcunha: "Tails". Após isso eles se tornam grandes amigos e começam a viajar juntos. Ao pousar na Colina da Esmeralda eles encontram todas as Esmeraldas do Caos e Sonic de repente pula e se transforma em Super Sonic. Ele fica muito mais rápido e praricamente invecível, mas ele perde um anél por segundo e a transformação acaba quando os anéis chegam a zero. Eles encontram Eggman e começam a lutar. Eles o perseguem e tentam descobrir o que Eggman esta tramando. A um certo ponto da história não é possível mais continuar andando, então eles pegam o avião deles chamado Tornado e vão até uma Base no Céu onde o Tornado é danificado e Sonic tem que lutar sózinho. Sonic entra na estação espacial de Eggman chamado Ovo da Morte e luta com Eggman em um robô gigante. Após Sonic vencer Eggman o Ovo da Morte explode e Sonic pula. Tails vê a explosão da Terra e pega o Tornado para salvar Sonic. Sonic pousa bem em cima do Tornado e os dois vão para mais uma viagem.

Na luta contra o Dr. Eggman você estará no comando de Sonic por diversas fases. Cada uma delas possui três atos no mesmo cenário, com dificuldade crescente a cada passo alcançado. Serão 10 minutos ou três vidas para concluir o ato, tempo suficiente para levá-lo ao fim da trajetória com tranquilidade, mas sem abusar demais. Em algumas fases há obstáculos que fazem o ouriço perder tempo, então fique de olho nelas para não se dar mal.

Combata os inimigos e traga a paz de volta para a ilha de Sonic saltando sobre os oponentes ou desviando deles. Com o uso dos anéis dourados, que estão espalhados pelas telas, é possível ganhar uma nova vida (se juntar 100), ir para a fase especial, na qual é possivel recuperar as esmeraldas (se juntar 50) e não morrer ao encostar diretamente nos adversários (se possuir qualquer quantidade de anéis). Quando a última opção acontece, Sonic perde todos os seus anéis e precisa juntá-los novamente.



As fases





Para chegar ao fim de sua tarefa desse clássico game dos consoles, será preciso vencer 7 estágios, cada um ambientado em um novo cenário. O desafio é se adaptar a cada um deles e lutar contra os inimigos enviados pelo vilão no final dos atos.

  1. Green Hill Zone: uma planície gramada com muitos lagos e o conhecido chão xadrez, que se tornou o padrão para as primeiras fases de toda a série.
  2. Marble Zone: com detalhes da cultura greco-romana, é repleta de caminhos subterrâneos e plataformas móveis, além de montanhas de calcário e um inimigo imortal: a lava!
  3. Spring Yard Zone: é ambientada em um parque de diversões. Existem equipamentos de pinball em diversos pontos, com paredes treliçadas, molas e flippers por todos os lados. Se passa à noite e é um pouco nublada.
  4. Labyrinth Zone: um labirinto recheado de cachoeiras e armadilhas que podem ser fatais para o nosso herói. Além de tudo, existem partes com água em que Sonic não pode ficar mais de 20 segundos submerso. Ele precisa sair da água ou entrar em bolhas de ar para não se afogar.
  5. Star Light Zone: a quinta fase possui um cenário urbano com algumas complicações, como bombas auto-destrutivas que ativam-se no instante em que o ouriço está por perto.
  6. Scrap Brain Zone: é uma cidade-indústria dominada pelo vilão Robotinik. Existem blocos giratórios que desaparecem, motoserras e outras coisas mais que desafiam as habilidades do jogador. Um outro detalhe é que o cientista malvado pode aparecer antes do que se espera, então esteja preparado!
  7. Final Zone: dentro de um grande motor com perigos pra lá de alucinantes e Sonic precisará mais do que nunca de sua ajuda. Não haverá anéis, então qualquer contato com o inimigo pode ser fatal!

TRUQUES&DICAS

Existem 2 sistemas do jogo Sonic the Hedgehog. Você pode usar cada sistema no Mega Drive americano ou japonês. Para cada combinação existe uma condição, e os códigos se modificam. Tenha em mente a tabela aBAIXO:
Cartucho
Americano
Japonês
Americano
Condição 1
Japonês
Condição 2
Condição 3
Obs.: Quando o código requisitaram de inserir o botão C no comando, os C's poderão ser inseridos em qualquer instante da inserção do código antes de apertar DIREITA, mesmo que os C's forem inseridos separadamente.
Sonic Kamikaze: Durante as demonstrações, segure C para evitar que Sonic pule e vá direto ao encontro dos obstáculos.
Seleção de fases: Durante a tela-título, aperte CIMA , BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na Condição 1 ou 2, ou CIMA, BAIXO, BAIXO , BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na Condição 3. Em ambos os casos, um som de anel irá soar. Agora inicie o jogo com A+ START.
Slow Motion & Reset Mode: Durante a tela-título, aperte C, C, CIMA, BAIXO, ESQUERDA e na Condição 2, ou C, C, CIMA, BAIXO , BAIXO, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na Condição 3. Em ambos os casos, um som de anel irá soar. Durante o jogo, pause o jogo e aperte A para resetar o jogo, B para o jogo seguir em câmera lenta e C para o jogo seguir quadro-a-quadro.
Edit Mode (Debug mode/Truque das mil faces) e Invencibilidade: Durante a tela-título, aperte C quatro vezes, CIMA, BAIXO , ESQUERDA e DIREITA na Condição 2, ou aperte C quatro vezes, CIMA , BAIXO, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na Condição 3. Um som de anel irá soar. Agora aperte A+START durante a tela-título e mantenha A segurado até iniciar o jogo. Você iniciará o jogo invencível. Durante o jogo, Durante o jogo, aperte A para mudar as sprites (segure A e aperte C para mudar as sprites em ordem inversa), B para entrar e sair do Edit Mode e C para colar as sprites na tela. O código de Slow Motion & Reset Mode também será ativo.
Cheat Mode: Durante a tela-título, aperte C, C, CIMA, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na Condição 1. Um som de anel irá soar. Os códigos de SLOW MOTION & RESET MODE e EDIT MODE & INVENCIBILIDADE referentes a versão japonesa serão ativos.
Veja o Staff do jogo (!): Durante a tela-título, aperte C seis vezes, CIMA, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na condição 2, ou C seis vezes, CIMA, BAIXO, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA na condição 3. Em ambos os casos, um som de anel irá soar. Logo após o código ser inserido, mantenha segurado BAIXO+ A+B+C antes que a tela com a mensagem Sonic Team Presents apareça para que essa tela seja substituída por uma tela branca com o Staff do jogo. Após essa tela, aparecerá a mensagem Press START Button durante a tela-título.
> Para emuladores: é possível simular as 3 condições nos emuladores. Basta escolher a rom de um sistema, e no emulador forçar o uso do país. O modo mais fácil de fazer é escolhendo no país, o Japão. Usando a rom americana, fazer: C seis vezes, CIMA, BAIXO, Esquerda, Direita. O som de anel vai soar. Agora, bastaria resetar. O emulador Gens, apertando TAB, ele reseta toda a memória, e você perde o código. No Kega Fusion, o Reset, é igual ao reset do videogame, que não zera a memória. Caso prefira, veja a demonstração, e corte-a, apertando START. Logo após isso, já segure BAIXO + A + B + C. Assim, quando aparecer a tela, você verá o staff do jogo + a o botão Press START Button.
Veja o final: Ative o código de ver o Staff do jogo. Quando aparecer a mensagem Press START Button, entre na tela de Seleção de Fases e vá ao Sound Test. Selecione o item 9E para ver os créditos do jogo. Selecione o item 9F para ver o final do jogo.
Todas as esmeraldas: Entre na tela de seleção de fases e selecione Special Stage. Pegue a primeira esmeralda e aperte Reset assim que ela aparecer no placar. Repita a operação. Assim que pegar a sexta esmeralda, não aperte Reset e espere o jogo reiniciar normalmente para começar com todas as seis esmeraldas
Sonic the Hedgehog 2


Seleção de fases: Vá à tela de opções e escute as músicas 19, 65, 09 e 17. Um som de anel irá soar. Volte a tela-título e entre na opção 1 Player apertando A+START.
Slow Motion, Reset Mode & Quadro-a-quadro: Ative a seleção de fases. Durante o jogo, aperte START para pausá-lo e aperte A para resetar o jogo, B para o jogo seguir em câmera lenta e C para o jogo seguir quadro-a-quadro.
Todas as esmeraldas: Vá ao Sound Test da tela de seleção de fases e escute as musicas 04, 01, 02 e 06. Um som de esmeralda irá tocar. Agora, com todas as esmeraldas em mãos, pegue 50 anéis e pule para se transformar em Super Sonic.
Edit Mode (Debug Mode/Truque das mil faces): Vá ao Sound Test da tela de seleção de fases e escute as musicas 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02 e 04 (a data de lançamento de Sonic 2 na ordem de ano, mês e dia). Um som de anel irá soar. Selecione a fase com A+START. Durante o jogo, aperte A para mudar as sprites (segure A e aperte C para mudar as sprites em ordem inversa), B para entrar e sair do Edit Mode e C para colar as sprites na tela. Ele também funciona no modo 2 Players.
Mude o nome de Tails para Miles: Durante a tela-título, aperte CIMA , CIMA, CIMA, BAIXO, BAIXO, BAIXO e CIMA. Um som de anel irá soar. Agora todos os nomes Tails irá se tornar "Miles". Repita o código para desfazer a dica.
Música Oil Ocean: para ficar ouvindo diretamente sem pausa a música de Oil Ocean, vá ao menu Options, e no Sound Test, escute as músicas: 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02 e 04 ou 01, 01, 02 e 04.
Super Bônus: você poderá ganhar 50 mil pontos se coletar todos os anéis da fase. A única fase em que isso não é possível é Aquatic Ruin, por ter anéis inacessíveis sem Edit Mode.
Super Sonic com a música da fase: após o truque da seleção de fases, a câmera lenta estará habilitada.Usando o truque do Super Sonic, pule e pause o jogo antes dele se transformar (tem que ser antes da transformação). Segure o B até ele se transformar. Assim que ele já ficar como Super Sonic, despause e a música será a da fase e não a do Super Sonic!
"Ashura": faça o Edition Mode e vá em Emerald Hill. Selecione o quarto item, quando Sonic ficar invisível. Agora aperte repetidamente o botão C, várias e várias vezes. Depois volte ao normal e Sonic estará em cor verde.
Cenário confuso: faça o truque debug mode e entre na fase AQUATIC RUIN. Na fase, transforme-se em monitor e aperte várias vezes o botão C (por uns 10 segundos). Depois, quebre todos eles com um spindash. Cada vez que um monitor é quebrado, o cenário desce cada vez mais. No final, o cenário de fundo ficará escurecido. Esse truque funciona também na OIL OCEAN e, o cenário fica alaranjado. Teste também nas outras fases para ver se dá certo!
Chefão múltiplo: faça o debug mode e entre na DEATH EGG. Ao deparar-se com o Robotnik, transforme-se em monitor e, aperte várias vezes o botão C. Quebre tudo com um spindash. Neste momento, aperte o botão B; caso contrário, você cairá na parte de BAIXO da tela e morrerá. Após a tela se "ajeitar", transforme-se em SUPER SONIC, para a sua segurança e corra para a direita. Você verá Robotnik, que o levará para mais um robô. Pronto, você enfrentará dois robôs ao mesmo tempo! Isso pode ser feito até umas três vezes, pelo menos. Basta você se transformar em anel e ir para a esquerda. Você também pode aproveitar todo o espaço da fase.
Sonic amarelo: faça o debug mode e Super Sonic com Sonic. Quando se transformar, espere ficar com 49 anéis ou menos (os anéis contam como segundos quando está transformado) e clique B, então aperte A até você se transformar em um monitor, aperte C e volte ao normal. Agora quebre o monitor e você irá voltar a ser Sonic, mas amarelo.
Sonic amarelo estrelado com super velocidade: se transforme em Super Sonic e coloque 4 monitores, então quebre-os com Spindash (tem que estar com menos que 49 anéis).
Sonic 2 Beta
Seleção de fases: na tela-título segure A + START.
Jogue à "noite": ao escolher a fase, aperte C.
Debug Mode: na tela título faça: C, C, CIMA, BAIXO, BAIXO, BAIXO, BAIXO, CIMA. Ao escolher a fase segure A (o truque nem sempre dá certo).
Troque a música da Hidden Palace pela da Esmerald Hill: entre na água, há áreas que tem plataformas submarítmas deBAIXO d'água que não se quebram, fique lá por uns tempos, depois quando aparecer a contagem regressiva saia da água a fase vai estar com a música da Esmerald Hill.
Sonic the Hedgehog 3
Cheat Mode e Seleção de Fases: Após o logo Sega, o fundo da tela ficará preta e Sonic aparecerá voando para a tela-título. Durante essa tela com o fundo preto, faça rapidamente a seqüência CIMA , CIMA, BAIXO, BAIXO, CIMA , CIMA, CIMA e CIMA (o código é difícil de entrar, necessitando tentar fazê-lo várias vezes. Tente fazer CIMA, CIMA, BAIXO, BAIXO e, então aperte CIMA repetidamente). Se fizer corretamente o código, um som de anel irá soar. ABAIXO da opção Competition, aparecerá a opção Sound Test. Entre nessa opção para entrar na tela de seleção de fases. Selecione a fase com A+START para ativar o Edit Mode. Durante o jogo com o Edit Mode ativo, aperte A para mudar as sprites (segure A e aperte C para mudar as sprites em ordem inversa), B para entrar e sair do Edit Mode e C para colar as sprites na tela. Durante o jogo, aperte START para pausa-lo e aperte A para voltar a tela de seleção de fases, B para o jogo seguir em câmera lenta e C para o jogo seguir quadro-a-quadro. Segure C e aperte B para poder ver todos os flames de animação do personagem.
Obs.: Em Sonic Jam, o código deve ser inserido no menu principal da tela-título. Diferente da versão para Mega Drive, o código irá ser ativado facilmente.
Selecione o Special Stage: Na tela de seleção de fases, selecione um item na opção Sound Test entre 00 à 07 (aCIMA de 07, a ordem se repete) e selecione a opção Special Stage 2 com A+ START. Cada número refere-se a um respectivo Special Stage, e o Sound Test 07 dá acesso a um Special Stage secreto.
Todas as esmeraldas: Entre na tela de seleção de fases escute o Sound Test 02, 04, 05 e 06. Um som de esmeralda irá tocar. Agora, com todas as esmeraldas em mãos, pegue 50 anéis e aplique um W Kaiten Attack (ataque especial de Sonic sem escudo) para se transformar em Super Sonic.
Super Bônus: Se terminar a fase em 0:59 ou menos, você ganhará um bônus de 50.000, mas se terminar a fase em 9:59 travados, você ganhará 100.000.
Acumule vidas: na zona 6 há um lugar com um alarme. Fique no local e role no chão com BAIXO + botão. Os inimigos serão todos destruídos e no final cada inimigo vai valer 10 mil pontos. A cada 50 mil se ganha uma vida.
Estágio especial secreto: usando o código de seleção de fases (ou o game genie AA6T-AAXC), vá ao Sound Test e escute a música "1F". Logo depois, vá no segundo estágio e segure A e aperte START. Você entrará num estágio secreto!
Sonic & Knuckles
Seleção de Fases: Na fase Mushroom Hill Zone, encontre uma gangorra, agarre-se nela e aperte ESQUERDA , ESQUERDA, ESQUERDA , DIREITA, DIREITA, DIREITA, CIMA, CIMA e CIMA. Um som de anel irá soar. Volte a tela-título e inicie o jogo com A+START .
Slow Motion & Reset Mode: Ative a seleção de fases. Durante o jogo, aperte START para pausa-lo e aperte A para resetar o jogo, B para o jogo seguir em câmera lenta e C para o jogo seguir quadro-a-quadro.
Sonic 2 & Knuckles
Seleção de Fases: Durante a tela-título, aperte CIMA , CIMA, CIMA , BAIXO, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA , DIREITA, ESQUERDA e DIREITA. Um som de anel irá soar. Agora aperte A+START ainda na tela-título.
Slow Motion & Reset Mode: Ative a seleção de fases. Durante o jogo, aperte START para pausa-lo e aperte A para resetar o jogo, B para o jogo seguir em câmera lenta e C para o jogo seguir quadro-a-quadro.
Todas as esmeraldas: Vá ao Sound Test da tela de seleção de fases e escute as musicas 01, 06, 07, 07, 07, 02, 01 e 06. Um som de esmeralda irá tocar. Agora, com todas as esmeraldas em mãos, pegue 50 anéis e pule duas vezes para se transformar em Super Knuckles.
Edit Mode: Vá ao Sound Test da tela de seleção de fases e escute as musicas 01, 09, 09, 04, 01, 00, 01 e 08 (a data de lançamento de Sonic & Knuckles na ordem de ano, mês e dia). Um som de anel irá soar. Selecione a fase com A+START. Durante o jogo, aperte A para mudar as sprites (segure A e aperte C para mudar as sprites em ordem inversa), B para entrar e sair do Edit Mode e C para colar as sprites na tela.
Sonic 3 & Knuckles
Seleção de Fases: Na fase Angel Island Zone, encontre um cipó, agarre-se nele e aperte ESQUERDA , ESQUERDA, ESQUERDA , DIREITA, DIREITA, DIREITA, CIMA, CIMA e CIMA. Um som de anel irá soar. Volte a tela-título e encontre a opção Sound Test aBAIXO da opção Competition.
Slow Motion & Reset Mode: Ative a seleção de fases. Durante o jogo, aperte START para pausa-lo e aperte A para resetar o jogo, B para o jogo seguir em câmera lenta e C para o jogo seguir quadro-a-quadro.
Edit Mode:

Primeiro ative a seleção de fases. Vá para a fase Mushroom Hill Zone, encontre uma gangorra, agarre-se nela e aperte ESQUERDA , ESQUERDA, ESQUERDA , DIREITA, DIREITA, DIREITA, CIMA, CIMA e CIMA. Um som de anel irá soar. Volte para a tela de seleção de fases e selecione a fase apertando A+ START. Durante o jogo, aperte A para mudar as sprites (segure A e aperte C para mudar as sprites em ordem inversa), B para entrar e sair do Edit Mode e C para colar as sprites na tela. Fora do Edit Mode, aperte A para mudar a gravidade do jogo. Também fora do Edit Mode, mas com o código ativo, segure C e aperte B para a demonstração de Golpes.

Sonic 3D Blast


Seleção de fase: na tela "Press START" aperte, B, A, DIREITA, A, C, CIMA, BAIXO, A e START.


Pular de fase: acione o código de Seleção de fase e comece o jogo, pause e aperte A.


Esmeraldas fáceis: acione o código de Seleção de fase duas vezes. Ao escolher a fase, vá ao Tails ou Knuckles (estágio especial). Ao entrar no estágio, aperte START + A e você ganhará a esmeralda.


Sonic Spinball
Seleção de fases: no menu opções, aperte os seguintes botões no controle 1: A, BAIXO, B, BAIXO, C, BAIXO, A, B, CIMA, A, C, CIMA, B, C, CIMA. Se fizer certo, você vai ouvir um som especial. Volte para a tela título e aperte A e START para entrar na fase 2. Aperte B e START para a fase 3 e, C e START para a fase 4. Não funciona em emuladores.
Fase multiball: colete todos os anéis da fase e vá ao portal que leva às fases secretas multiball (bônus).
Sonic Special Stages
Acesso aos estágios: na tela de NO WAY, aperte juntos A + B + C.
Passwords
1= 3659 8960 3263
11= 3454 5429 0879
21= 4092 0771 1670
31= 3897 4614 1116
41= 2817 0087 0076
51= 3298 8503 4428
61= 3227 7149 4844
71= 5073 2087 0844
81= 5388 6203 6924
91= 5183 2672 4541
101= 4446 4119 1869
111= 4251 7962 1309
121= 4545 7330 3741
131 = 3610 2145 0173
141 = 3582 0287 7885
151 = 4053 1330 0413
161 = 2994 1551 3010
171 = 2788 8020 0626
181 = 3426 3362 1426
191 = 3188 7708 3570
201 = 4857 0971 9474
NívelSecreto=2340 2318 5760
1504=4582 8316 5575
2504=4383 6861 0198
6180 (dif. MAX) = 3629 3614 9980
8000 = 3873 7635 9224
Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
Último chefe: os passwords para o chefe final são: Amarelo, Estrela, Azul, Azul (Easy); Roxo, Amarelo, Estrela, Transparente (Normal); Estrela, Transparente, Roxo, Estrela (Hard) e vermelho, vermelho, transparente, amarelo (Hardest).
Brinque com o título: durante a tela-título, aperte no controle 1 os botões Direcional, A, B e C para fazer as letras M, E, A e N pularem respectivamente. Com o controle 2, use os mesmo botões para fazer as letras B, E, A e N pularem respectivamente.
Atrase a CPU: para que a CPU jamais acelere a queda dos blocos, mantenha ESQUERDA segurado no controle 2.


0.4MB



Sem comentários:

Enviar um comentário