terça-feira, 24 de maio de 2011

Super Nintendo - Final Fantasy V




Final Fantasy V é um jogo RPG que a Square (atual Square-Enix) desenvolveu em 1992.
Indo contra a onda de mais personagens, o quinto jogo apresenta seus quatro protagonista logo no início do jogo como no primeiro capítulo da série.
O jogo teve uma das maiores inovações de sistema para habilidade dos personagens intitulada "job" e, um dos pontos mais forte de Final Fantasy V é o sistema de experiência. Com 22 profissões contidas em cristais mágicos ( o jogo lembra bastante a história de FF1, e FF3), o jogador tem a chance de personalizar cada guerreiro com as perícias desejadas. O sistema foi tão apreciado que pedaços dele estão presentes nos episódios VI, VII, IX e X, além de ser reproduzido na íntegra em Final Fantasy Tactics.
Originalmente, esse jogo estava com lançamento previsto para os EUA na forma de Final Fantasy III. Existem muitos boatos sobre a razão do cancelamento, mas a mais provável é que o sexto jogo da série estava quase pronto - ou seja, tanto a equipe de produção estava ocupada e não podia ajudar os tradutores, mas também fazia mais sentido colocar os tradutores na complexa missão de localizar o próximo jogo da série.
A SquareSoft tentou relançar o jogo como Final Fantasy Extreme em 1995, mas a empresa acabou falindo antes disso. E em 1997 aEidos se prontificou na produção de um porte para PC, que foi cancelado por motivos desconhecidos. Somente em 1999 a Electronic Arts lançaria um pacote com o remake do jogo para PlayStation, juntamente com o remake de Final Fantasy VI no pacote chamadaFinal Fantasy Anthology. Algumas alterações foram a adição de algumas CGs na abertura e no final do jogo e nos nomes, como exemplo a Lenna que ficou como Reina. Foi a primeira versão original em inglês a ser lançada nos EUA. Este pacote saiu em um tempo em que as pessoas estavam curiosas no que a Square havia feito lá fora, e neste momento muitas pessoas estavam jogando o Final Fantasy VII para o playstation e não sabiam como foram os jogos anteriores a esse.
Além do Anthology, tivemos o lançamento do Final Fantasy V, juntamente com o IV e o VI no Japão em um CD denominado 'Final Fantasy Collection. Também foi lançado um OVA (desenho animado) Final Fantasy: Legend of the Crystals, lançado no Japão depois do jogo Final Fantasy V. O desenho traz a mesmo tema do jogo 5, ligando a história do jogo com à do desenho, 150 anos depois.



2MB



Sem comentários:

Enviar um comentário