quarta-feira, 11 de julho de 2012

NES - Legend of the Zelda


The Legend of Zelda, em português "A Lenda de Zelda", é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução.

Hyrule
A terra de Hyrule originou-se do poder de três deusas: Din, a deusa do Poder, Farore, a deusa da Coragem, e Nayru, a deusa da sabedoria. Din criou a terra, Nayru deixou sua sabedoria na terra para que houvesse senso de justiça no mundo, e Farore foi responsável pela criação de todas as formas de vida que fariam justiça. Após isso, as três deusas voltaram para o céu, deixando na terra a Triforce, que tornou sagrado o lugar onde se encontrava. A Triforce ficou guardada no Reino sagrado, cuja porta para ele é o Portal do tempo, que se abre tocando a Song of Time no Temple of Time, juntamente com a poderosa espada, que selava a entrada do reino sagrado, denominada Master Sword, a espada capaz de banir o mal. Em Hyrule, vivem diversas raças, como o povo Hylian, Sheikah, Gerudo, Zora, Goron e Kokiri.

Trifoce.
Formação de Hyrule
Segundo o jogo The Legend of Zelda :Ocarina of time, 3 deusas de nome Din, Farore e Nayru criaram o mundo e em seu rastro se formou a relíquia mágica Triforce, e os Hylian criaram o Reino de Hyrule. Seis sábios elementais criaram o mundo Sagrado e o Templo do Tempo para proteger a relíquia.

Língua Hyrule
O Povo de Hyrule aparenta ter um dialeto próprio, pois eles falam algo que não é nem inglês nem japonês e por isso há legendas.

Geografia de Hyrule
A mais detalhada geografia de Hyrule e em Twilight Princess pois e dividida em seis planicies com seus lugares em detalhados e o sistema de teleporte. Ordona Province: Ordon Village e Ordon Spring. Faron Province:North Faron Woods e South Faron Woods. Eldin Province: Kakariko Village, Kakarko Gorge, Death Mountain e Bridge of Eldin. Lanayru Province: Lake Hylia, Castle Town., Upper Zora River e Zora Domain. Peak Province: Snowpeak Top. Desert Province: Mirror Chamber e Gerudo Mesa.
Hyrule é uma terra muito grande. Geralmente, seus pontos altos incluem a caverna nos Gorons e a montanha da morte (Death Mountain). Ao lado dela, sempre está o Vilarejo kakariko (Kakariko Village) uma pequena aldeia e seu cemitério real (onde fica o tumulo dos Zoras Reis e Zoras rainhas). Em ligação ao vilarejo, o campo de Hyrule, uma planicie. No jogo Ocarina of Time, no centro do campo, situa-se o Rancho Lon Lon (Lon Lon Ranch), ja no Twilight Princess, o rancho não existe. Obviamente, ao norte do campo está o majestoso castelo de Hyrule (Hyrule´s Castle) (No T.P, Ele se situa a leste do centro do campo) e a Noroeste, o Lago Hylia (Lake Hylia). A oeste, o deserto dos gerudos, a Nordeste, o domínio dos zoras e ao sul, em O.o.T, a Floresta Kokiri (Kokiri´s Forest) e em T.P, a provincia de Ordon (Ordon's Province), sendo que, na floresta kokiri, há uma ligação a Cidade Goron e ao Templo dos Zoras e, como conta a história de Majora´s mask, uma estranha ligação a Cidade relógio (Clock Town), entre muitas outras ligações

HISTÓRIA


O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa coragem, outra poder e a outra, sabedoría. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.
Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.


The Legend of Zelda, o primeiro capítulo da saga de Link, é lançado no Japão com o nome The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu. O game não foi lançado em cartucho, e sim na forma de disquete, para rodar no Famicom Disk System, acessório do Famicom que foi lançado somente no Japão.
The Legend of Zelda foi lançado nos Estados Unidos para o console Nintendo Entertainment System (NES). Foi o primeiro game da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas na América (excetuando Super Mario Bros., que já vinha com o console), e o primeiro jogo da história a possuir chip interno para salvar jogos. O jogo foi lançado em duas versões de cartuchos: uma dourada e outra cinza. A dourada foi lançada com um número de cópias limitada. Chegou a vender mais de 6,5 milhões de unidades pelo mundo todo. O jogo vinha com um guia de ajuda, neste guia continha: parcialmente um mapa principal, mapas das seis primeiras dungeos, dicas e descrições dos monstros.
Em 1988, foi lançada a continuação, Zelda no Densetsu: Rinku no Bouken (Zelda II: The Adventure of Link), no Japão, também exclusivamente para o Famicom Disk System. O jogo mudava o esquema do game anterior, com visão lateral em vez de superior e elementos de jogo plataforma, apesar de desagradar alguns dos fãs do original, ultrapassou a marca de 4,3 milhões de unidades vendidas mundialmente.
A nintendo proibiu as revistas de fazerem detonados por um determinado tempo, fazendo o jogo ficar mais desafiador.



64KB









Sem comentários:

Enviar um comentário