segunda-feira, 30 de maio de 2011

Contra - Análise




Game: Contra
Plataforma: NES
Gênero: Run n’ Gun
Lançamento: 1988
Produtora: Konami
Contra é um clássico supremo, praticamente criador de um gênero, que explodiu nos arcades em 1987 e foi lançado no Nintendinho no ano seguinte, com algumas diferenças.
Heróis genéricos de guerra na capinha... dizem que era o Stallone e o Schwarzenegger...
Heróis genéricos de guerra na capinha... dizem que era o Stallone e o Schwarzenegger...
Partindo do presuposto que você, caro leitor, desconhece o game em questão, vou explicar o que se trata. Contra é um jogo de “correr e atirar” onde você controla um carinha semi nu de calça azul chamado Bill Rizer que, junto com seu parceiro semi nu de calças vermelhas Lance Bean, sai para destruir uma organização alienígena chamada Red Falcon e impedir que a Terra seja invadida. Mas, espera aí… se a base alienigena está na Terra, não significa que o planeta não JÁ FOI INVADIDO..?
Hora de inserir o KONAMI CODE
Hora de inserir o KONAMI CODE
O jogo é difícil, aliás toda série é conhecida por sua dificuldade elevada, tudo isso porque o game disponibiliza escassas 3 vidas para vencer 8 estágios, o que pode ser facilitado com a inserção do famoso código da Konami na tela título, aumentando esse limite inicial para 30, uma ajuda e tanto.
Mesmo sendo um port, o jogo difere do arcade. Para começar, os estágios 3 e 6 do original foram condensados nos estágios 2 e 5, diminuindo o número de fases de 10 para 8, os estágios também foram aumentados, contando aqui mais inimigos e desafios, os 4 estágios finais (Snowfield, Energy Zone, Hangar, e Alien Lair) deixaram de ser uma sequencia contínua como no arcade e foram divididos no Nintendinho.
O clássicíssimo Primeiro Boss
O clássicíssimo Primeiro Boss
Outra novidade é a introdução de um novo power-up. Além das 6 armas diferentes que os heróis podem usar, existe no NES uma “bomba limpa-tela”, que você bem sabe o que ela faz.
Os controles são simples e fáceis de aprender, os carinhas atiram em 8 direções e podem correr enquanto fazem isso, saltar pode ser um problema aqui, porque algumas plataformas são curtas e não é fácil controlar o salto acrobático do carinha, nada que alguns game-overs não ensinem.
Fases em Pseudo-3D, dor de cabeça de muita gente
Fases em Pseudo-3D, dor de cabeça de muita gente
Graficamente, Contra é muito caprichado para um jogo 8 bits de 1988, os designers se preocuparam bastante com detalhes tanto no background como nos próprios personagens e inimigos. A trilha sonora também é excelente, inserindo o jogador dentro do ritmo veloz do game.
Contra_Gameplay3
Curiosidades:
- O flyer japonês informa que o jogo acontece em dezembro de 2633.
- A versão japa tem uma aberturazinha que explica um pouco a historinha do game, essa abertura mostra que os anienigenas pousaram aqui numa ilha próxima a Nova Zelândia, 2 anos antes dos game.
- Na versão americana, a intro foi removida e o manual informa que o jogo acontece em ruínas da América Central… os heróis passsaram a ser chamados de “Mad Dog” e “Scorpion”.
- A versão Européia também é diferente. Para começar, o jogo se chama Probotector e os guerreiros semi nus agora são robôs.
Lance "Scorpion", Bill "Mad Dog", RD008 e RC011. Sem graça esses europeus.
Lance "Scorpion", Bill "Mad Dog", RD008 e RC011. Sem graça esses europeus.

Gráficos: star-color23star-color23star-color23star-color23star-grey22

OST: star-color23star-color23star-color23star-color23star-grey22

Jogabilidade: star-color23star-color23star-color23star-color23star-grey22

Gameplay: star-color23star-color23star-color23star-color23star-grey22

Diversão: star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23

Geral: star-color3star-color3star-color3star-color3star-half

Sem comentários:

Enviar um comentário